Segundo dados da “China Passenger Car Association”, a Tesla (TSLA) vendeu 25.845 veículos elétricos fabricados no país, o que representa uma queda de 27 por cento contra o mês anterior, no qual haviam sido vendidos quase 35.500 veículos.
Ainda de acordo com a pesquisa, a categoria (que considera, além dos veículos puramente elétricos, os híbridos) encolheu 12 por cento na comparação mensal, o que atenua o desempenho da Tesla no mês.
Contudo, a BYD, uma concorrente direta e local da Tesla na China, vendeu 25.540 no mês, 6,5 por cento a mais que no mês imediatamente anterior.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é marginalmente negativa para a Tesla (TSLA). Esperamos impacto levemente negativo no preço das ações TSLA no curto prazo, considerando, em adição, a alta sensibilidade das ações aos movimentos do mercado (beta elevado), que indicam mais uma abertura em tom negativo nesta quarta-feira (12).
Os dados de produção e vendas no gigante asiático são acompanhados de perto pelo mercado, visto que a sua importância no “mix regional” tem ficado maior. Neste primeiro trimestre de 2021, a receita da companhia foi de 10,39 bilhões de dólares, sendo 29 por cento proveniente dos negócios na China; já no primeiro trimestre do ano passado, a receita havia sido de quase 6 bilhões de dólares, com a China correspondendo a 21 por cento do total.
Em suma, o mercado chinês é essencial. O governo chinês pretende que as vendas de carros elétricos correspondam a 20 por cento da venda total de veículos até 2025. Como no ano passado a Tesla entregou cerca de 500 mil veículos globalmente, espera-se que a China possa representar cerca de 40 por cento das entregas globais da companhia em poucos anos.
Contudo, os últimos meses/trimestres têm sido de desafios. Em primeiro lugar, alguma pressão regulatória, que pode já ter influenciado negativamente nas vendas do último mês. Em segundo lugar e ainda associado ao primeiro ponto, a pressão concorrencial com as empresas locais, que devem contar com um amplo apoio do governo para emplacar os seus negócios e aumentar a respectiva fatia de mercado no promissor setor de veículos elétricos.
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