Levante Ideias - 5G

TCU questiona edital do 5G

O leilão para a concessão de uso das frequências para a nova geração tecnológica de telefonia móvel, o 5G, tem como data prevista o segundo semestre deste ano, porém o Tribunal de Contas da União (TCU) soltou um parecer indicando problemas com o edital.

Os leilões de frequência no setor de telecomunicações funcionam em um modelo de concessão, onde as empresas adquirem o direito ao uso das frequências em troca de contrapartida de investimentos em valores bilionários, além de dinheiro.

Entre os problemas com o os cálculos observados estão metodologias sem consistência ou com falta de clareza para as receitas provenientes do uso da rede 3,5GHz no atacado. Esta, que é a frequência mais desejada no setor, atualmente é ocupada pelo uso de TVs por satélites, os investimentos para a “limpeza” da frequência para a mudança do uso ainda não estão claros.

E Eu Com Isso?

A notícia eleva a preocupação de um adiamento do leilão para 2022, algo que prejudicaria o desenvolvimento do setor como um todo, uma vez que países mais desenvolvidos já estão operando com a tecnologia.

Com isso, esperamos impactos levemente negativos no setor de telecomunicações como um todo com Oi (OIBR4), Vivo (VIVT3) e TIM (TIMS3) como principais empresas do setor.

A chegada do 5G já vem movimentando o mercado brasileiro há alguns anos, principalmente na intensificação da construção de uma infraestrutura em fibra ótica para suportar sua chegada.

No Brasil o mercado de fibra segue extremamente fragmentado, com empresas de menor porte representando a maior parte do mercado.

Enquanto os detalhes sobre o edital precisam ser resolvidos por parte do governo, o plano de expansão de fibra das principais operadoras segue forte.

Além das parcerias formadas pelas 3 principais empresas listadas no Brasil, Oi, VIvo e Tim, o mercado também vem chamando a atenção pela entrada de fundos de Private equity e fusões de empresas de menor porte no setor, como por exemplo a compra da Voegel pela Algar Telecom neste mês.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Vivo (VIVT3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.