taxas de juros

Rumores e fofocas: a novela das taxas de juros

Rumores e fofocas – a novela das taxas de juros

Na semana passada observamos uma ausência de sinais de robustez econômica. Os mercados se tornam voláteis, movem bruscamente e reagem a qualquer conversê ou faniquito. Pois bem. ontem o presidente americano, Donald Trump, sacudiu as bolsas internacionais. Disse que conversou ao telefone com seu contrapeso chinês, e marcou uma sentada no próximo encontro do G20. Para quem não sabe, o G20 é o grupo das vinte maiores economias do mundo. Dessa forma, nenhum lugar melhor para apaziguar a guerra comercial entre os dois países. Bolsas sobem.

Enquanto isso, do outro lado do atlântico, Mário Draghi, presidente do banco central europeu, declarava que a manutenção da política de taxas de juros baixas, e talvez até negativas, parece ser a melhor prescrição para a apatia econômica do continente europeu. Dólar sobe.

Trump, ao ler sobre Draghi, tuitou: Draghi acaba de anunciar mais estímulo monetário para a Europa, o que dá vantagem ao continente e torna desleal a concorrência comercial com os EUA. Dólar desce.

E nesse disse-me-disse, na ausência de qualquer catalisador para uma retomada de crescimento da economia mundial, caminha à sorte de biruta os mercados financeiros, ao sabor dos ventos e reflexos pavlovianos de investidores atordoados por sinais contraditórios.

E Eu Com Isso?

O FED, banco central norte-americano, anunciará hoje as expectativas para as taxas de juros do país. O anúnio deve ser feito junto com as pautas da reunião de seu conselho. Assim, as pressões de Trump para que as taxas se mantenham baixas e o dólar desvalorizado podem levar o FED, que é independente, a manter a posição atual, de manter baixos ou reduzir os juros. É o que espera o mercado. Caso antagonize esta expectativa, poderemos ver movimentos bruscos e negativos nas bolsas. Desse modo, ficaremos de olho.

Confira

A reforma da previdência que passa é a melhor

A Probabilidade dos Eventos Improváveis

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.