suzano eeci

Suzano: Oferta da BNDESPar

A Suzano (SUZB3) anunciou na última semana que o acionista BNDESPar irá realizar uma oferta pública secundária para vender a sua participação na Suzano.

O BNDESPar detém pouco mais de 150 milhões de ações da Suzano, o que representa 11 por cento do capital social na companhia. Em caso de lote adicional, a oferta consistirá na venda integral das participações. Conforme o último preço de fechamento, a oferta poderá movimentar 7,5 bilhões de reais no mercado.

O período de reserva vai do dia 25 de setembro ao dia 30 de setembro. O preço será fixado no dia 1º de outubro e as ações começarão a ser negociadas no dia 5 de outubro. O lock-up na oferta do varejo é de 30 dias.

Acreditamos que, embora o BNDESPar não seja controlador da Suzano e que os recursos da oferta não entrem no caixa da empresa, a venda das ações é positiva para a companhia, pois i) reduz a representação estatal no seu capital social e ii) aumenta a pulverização da base acionária e a parcela de ações em livre negociação (free float) iii) possível aumento da liquidez das ações.

Avaliamos ainda como positiva as ofertas de ações que o BNDES vem realizando ao longo deste ano, reduzindo ou até mesmo de desfazendo integralmente das suas participações nas companhias brasileiras de capital aberto. Este movimento aumenta a transparência do ambiente de negócios brasileiro e dá indícios de uma política industrial mais igualitária/horizontal.

Ademais, a venda das ações pode ser uma fonte de recursos interessante para o caixa da União, posto que o BNDES pode distribuir seus lucros em forma de dividendos. Esta prerrogativa é bastante interessante, em especial no momento atual de turbulência nas contas públicas e a ameaça de um deslize fiscal voltar à tona.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel