A Suzano (SUZB3), maior produtora mundial de celulose de eucalipto, tem apresentado sua nova estratégia para expansão no mercado de embalagens e papéis para embalagem.
De acordo com seus planos, a companhia visa ganhar escala rapidamente, de modo a se tornar um player relevante no mercado sul-americano do segmento.
Em seu planejamento estratégico, a companhia visa que estes novos produtos correspondam a cerca de 10% das vendas domésticas de papéis da empresa em um ou dois anos.
Para isso, a Suzano deverá ocupar a capacidade produtiva que se torna ociosa nas plantas de papel de imprimir e escrever através de novos produtos. Exemplos destes são o kraftliner, obtido exclusivamente a partir da celulose de eucalipto que é usado para capa externa do papelão ondulado, e o testliner, feito com fibra reciclada e usado para miolo das caixas de papelão.
E Eu Com Isso?
Os planos de expansão da Suzano são positivos para a companhia. A estratégia de escalar rápido é consistente com declarações realizadas pela companhia, na qual afirma que só iria participar de mercados onde fosse competitiva e pudesse ganhar escala, não atuando em nichos.
A despeito da atratividade do novo planejamento estratégico da empresa, esperamos um impacto nulo no preço das ações da companhia (SUZB3), uma vez que a operação ainda não possui a escala prevista e suas ações só devem reagir de acordo no longo prazo.
A companhia ainda aposta na crescente substituição do plástico por papel, seguindo a tendência global de maior aderência às práticas ESG (Ambiental, Social e Governamental), possuindo como meta oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir de biomassa, em substituição a materiais de origem fóssil até 2030.
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