Shopping Center - Levante Ideias de Investimentos

Shoppings e estandes reabrem em SP

A partir deste domingo, 18 de abril, foi retomada a atividade da maior parte dos estandes de vendas de imóveis em São Paulo, até então fechados devido ao agravamento das restrições de isolamento social devido à pandemia.

A véspera da reabertura ainda foi marcada por incertezas, pois não havia segurança como a atividade seria avaliada pelo governo, se atividade comercial, com a retomada no dia 18/abr, ou prestação de serviços, reabrindo apenas no dia 24/abr. Com a definição de atividade comercial, foi possibilitado aos plantões retornarem ao seu funcionamento. Os estandes poderão funcionar das 11 horas às 19 horas, permitindo ocupação máxima de 25 por cento da capacidade de receber público.

A Aliansce Sonae, Iguatemi e Multiplan também foram alguns dos shoppings que anunciaram, em fatos relevantes, a sua reabertura neste domingo (18). Segundo a Aliansce, 26 de seus shoppings retornaram à atividade, o que corresponde a 96,3 por cento de sua área bruta locável (ABL) própria. O funcionamento de todos será também das 11 horas às 19 horas.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para as incorporadoras imobiliárias com foco no segmento média e alta renda, assim como as companhias do setor de shopping centers. De fato, nas prévias operacionais de empresas de construção civil, tais como a Cyrela (CYRE3) e Mitre (MTR3), foi observada uma acentuada queda no número de lançamentos realizados no 1T21. Esta queda foi explicada pelo fechamento dos estandes de vendas em decorrência do agravamento das medidas restritivas impostas para contenção da pandemia.

Parte dos lançamentos imobiliários desse período foi postergada para o trimestre seguinte devido ao receio de impacto negativo em vendas, uma vez que público do segmento faz mais questão de conhecer detalhes de imóveis e visitar apartamentos antes de se decidir pelo alto investimento. A venda de apartamentos mais compactos ou enquadrados no programa Casa Verde Amarela se mostrou, no entanto, mais resilientes ao atual cenário, uma vez que são menos dependentes da visita de potenciais clientes.

Segundo o presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Basílio Jafet, as vendas para as classes média e alta diminuíram em cerca de 30 por cento a 40 por cento com o fechamento dos estandes de vendas. A expectativa é que, com a reabertura dos estandes, o ritmo de vendas volte a acelerar.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Preste atenção no que interessa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.