Na segunda-feira (22), a Multiplan (MULT3) e brMalls (BRML3), duas das maiores administradoras de shoppings do país, informaram que irão descontinuar suas atividades operacionais da Delivery Center, startup que implementava centros logísticos para entregas de shoppings.
Operando desde 2016, a empreitada consistia em um investimento que as administradoras possuíam junto à Syn (antiga CCP – spin-off do segmento de propriedades comerciais da Cyrela), Bloomin’ Brands (detentora das marcas Outback e Abbraccio) e Grupo Trigo (detentor das redes Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Stores), além de outros sócios minoritários.
Segundo comunicado, os sócios do empreendimento aportaram cerca de R$ 180 milhões na Delivery Center desde a sua criação, com esta não tendo retornado o investimento requerido.
No caso da Multiplan, a decisão de descontinuar o empreendimento foi reforçado pelo fato da mesma ter lançado o aplicativo Multi em 2019, momentos antes da pandemia. Nesse sentido, com a intensificação do App, a companhia não vê vantagens em manter o Delivery Center.
Apesar de inicialmente contrária à decisão, a brMalls também anunciou a descontinuidade do Delivery Center, alegando poder seguir a estratégia de entrar em outros mercados.
E Eu Com Isso?
Entendemos a decisão das companhias em descontinuar a operação da empresa Delivery Center como acertada. Na nossa visão, o intuito inicial da startup, de ser um parceiro exclusivo dos lojistas na entrega dos produtos, não cumpriu seu objetivo, não retornando o investimento realizado na mesma.
Nesse contexto, aplicativos como Rappi, Ifood e Uber reforçam o ambiente desafiador para o empreendimento, além da implementação de aplicativos próprios (caso do Multi da Multiplan) também mostrarem-se mais vantajosos comparativamente.
Por fim, reiteramos a afirmação de Multiplan em seu comunicado que a mesma não irá comprometer a estratégia de inovação digital que se baseia na ciência de dados aplicada à experiência do consumidor e lojistas através do seu aplicativo Multi.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—