Levante Ideias - Setor Elétrico

Setor elétrico: pacote de ajuda a distribuidoras deve ficar próximo aos 15 bilhões de reais

Segundo informações de mercado, o pacote de ajuda que os bancos irão conceder às distribuidoras de energia elétrica – batizado de Conta Covid – gira em torno dos 15 bilhões de reais. A expectativa é que os valores estejam disponíveis até o fim de junho. Anteriormente, a informação era de que valor total do apoio ao setor ficaria na casa dos 10 bilhões de reais.

Por enquanto, participarão da operação de ajuda financeira as seguintes instituições: Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bradesco, Itaú Unibanco e Santander.

Ainda nesta semana deve haver a aprovação da resolução inicial por parte da agência reguladora do setor (Aneel). Após audiência pública, finalmente será divulgada a resolução final, na qual constará, dentre outros pontos relevantes, o valor total da operação e quanto cada companhia terá direito.

A notícia é positiva para as empresas do setor de distribuição de energia e esperamos impacto positivo no preço das suas ações no curto prazo. Contudo, algumas ações do setor, como a Eletrobras (ELET3), Equatorial (EQTL3) e a CPFL Energia (CPFE3) subiram na última sexta-feira (22/mai), registrando fortes valorizações à despeito da queda do Ibovespa de 1 por cento no dia. Devido a isso, o potencial de alta pode ficar limitado no curto prazo para as companhias mencionadas acima.

Já para os bancos citados na operação, a notícia também é positiva, mas não esperamos impacto relevante nos preços das ações devido a este fato.

No ano, o índice setorial de energia elétrica (IEE) recua 19 por cento, desempenho superior à queda de 28,9 por cento do Ibovespa no mesmo período.

As distribuidoras são as companhias mais afetadas pela pandemia da Covid-19 no sistema elétrico. Devido a sua dinâmica de contrato e alta exposição ao segmento residencial e comercial na maioria dos casos, o aumento da inadimplência tende a ser relevante nos próximos meses devido a queda no nível geral de renda da população e aumento do desemprego.

Como não haverá possibilidade de reajuste das tarifas no curto prazo, o que do ponto de vista econômico seria o mais racional a ser feito, a Conta-Covid ajuda a balizar este problema e evita que haja aumento nas contas para as famílias em meio à crise atual.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Eneva (ENEV3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.