Levante Ideias - Dinheiro

Será que vai?

Está na pauta desta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, o substitutivo do Projeto de Lei 2337/2021, que trata sobre a Reforma Tributária no âmbito dos tributos de renda. Após algumas versões preliminares, apresentadas pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), e cerca de 10 dias de adiamento sobre o cronograma de tramitação inicialmente previsto, a proposta chega ao plenário ainda sem acordo entre os partidos.

O projeto continua sendo alvo de críticas do setor privado e, mais recentemente, dos entes subnacionais – que alegam potencial perda de arrecadação com o atual modelo proposto. Ainda que o relator tenha recalibrado o texto várias vezes, ainda se ouvem críticas ao parecer vigente.

A posição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agora é de pautar a proposta e as eventuais divergências serem resolvidas no voto.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, segue a mesma linha e diz que a única justificativa para não pautar o texto é a de “manutenção de privilégios” defendidos por alguns setores.

Atualmente, o texto prevê redução da carga tributária sobre empresas sob o regime de lucro real de 34% para 24%, com redução de 8,5 pontos percentuais do IRPJ e 1,5 ponto percentual da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Fica mantida a taxação de 20% de lucros e dividendos, mas uma série de regimes e classes de investimentos acabaram ficando de fora do texto final.

Deputados tentam negociar a inclusão de “gatilhos” de arrecadação para reduzir, gradativamente, a alíquota de taxação de dividendos, caso a arrecadação do governo venha a ser maior do que o esperado.

Ainda há receio de que a carga tributária aumentará para empresas que pagam um montante maior de dividendos.

E Eu Com Isso?

Como o projeto somente consegue estimar os efeitos econômicos para cada setor envolvido, há fortes resistências de grupos que preferem manter o atual sistema tributário no atual desenho.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Venda dos Correios.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.