Ser Educacional

Ser Educacional faz aquisição

Em fato relevante divulgado na noite de domingo (20), a Ser Educacional (SEER3) anunciou a aquisição do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), mantenedor do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb), por 210 milhões de reais. Localizado na cidade de Barreiras, no interior do estado da Bahia, com 157 mil habitantes, o Unifasb se encontra em um polo agropecuário e se configura como principal conglomerado urbano de sua região. Desse modo, atrai população de cidades vizinhas pelos seus serviços e infraestrutura.

Com aproximadamente 1,6 mil alunos matriculados atualmente (entre graduação e pós-graduação), o Unifasb oferece cursos de ensino superior como Direito, Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

A transação inclui imóveis no valor de mercado de aproximadamente 34 milhões de reais, que já estão incluídos no montante total dos 210 milhões de reais a serem pagos pela transação.

E Eu Com Isso?

A aquisição divulgada pela Ser Educacional é positiva para a companhia. A incorporação do Unifasb ao portfólio de universidades da companhia permitirá expansão da presença na região Nordeste, reforçando a atuação regional, e ampliará a oferta de cursos na área de saúde, que possuem maior valor agregado e, consequentemente, propiciam a cobrança de mensalidades mais elevadas, gerando maior retorno. Nesse sentido, dos 1,6 mil alunos de graduação e pós-graduação matriculados, 332 ingressaram no curso de Medicina, e há possibilidade de oferta anual de 96 vagas no mesmo.

O valor nominal da transação, de 210 milhões de reais, será parcialmente liquidado à vista, em montante de 130 milhões de reais. O valor restante será pago em cinco parcelas anuais e sucessivas, sendo a primeira devida em janeiro de 2022. Eventual endividamento líquido do IAESB e ajustes de preço pelo capital de giro podem alterar o valor da transação até o seu fechamento formal. Nesse formato, a pressão sobre o caixa da companhia será menor e os desembolsos se tornarão mais administráveis.

Conforme apresentação elaborada pela companhia, a aquisição criará oportunidades de sinergias devido à existência de outras universidades da Ser Educacional na região. Nesse sentido, poderá haver oferta consolidada de cursos presenciais, ganhos de eficiência com a centralização da estrutura administrativa, otimização de custos e despesas com fornecedores e alocação de uma equipe de integração da própria companhia com experiência em transações anteriores. Em nossa visão, as sinergias comunicadas são viáveis e carregam um risco de execução relativamente baixo, favorecido pelo track record da Ser Educacional.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Aquisição do Ser Educacional.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom endurece o jogo

O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), a Ata da reunião de número 239 do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada nos dias 15

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Tributação de dividendos

O ministério da Economia bateu o martelo sobre a proposta de tributação de dividendos, a ser enviada dentro das alterações no sistema tributário de renda,

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Google investigado na Europa

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste para avaliar se o Google (GOOG) violou as regras de concorrência da União Europeia ao favorecer seus

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel