Levante Ideias - Eletrobras

Senado aprova MP da Eletrobras

Nesta quinta-feira (17), foi aprovada no Senado a medida provisória (MP) 1.031, que viabiliza a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6). A votação foi apertada, tendo 42 votos a favor e 37 contra a aprovação da medida.

A proposta agora será enviada de volta à Câmara dos Deputados, devendo ser aprovada pelo Congresso até o dia 22 de junho, quando se expira sua eficácia.

Apesar da vitória do governo e da equipe econômica com aprovação da MP, o texto final da mesma, apresentado pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), passou por uma série de alterações, de modo a contornar a resistência de parte das bancadas.

Como principal alteração, o texto determinou o aumento de 33% do montante de energia que será contratada por meio de térmicas a gás, elevando a compra de 6 mil para 8 mil MWH.

Ainda determinou que esse acréscimo em térmicas inflexíveis (que funcionam de maneira ininterrupta), deverá ser instalado principalmente nos Estados do Sudeste.

A alteração, por sua vez, entra em discordância com Ibama e a Fundação Nacional do Índio (Funai), que seriam os responsáveis pela análise ambiental do projeto.

De fato, ele aborda o início de obras de linha de transmissão em Roraima, fora do sistema interligado e em terras do povo indígena Waimiri-Atroari, já impactado na época da ditadura militar pela construção da rodovia BR-174.

Dessa forma, caberia ao Funai e ao Ibama aprovar o licenciamento para determinada área, trecho dispensado no atual texto da MP.

Além deste, foram mantidos outros trechos de caráter duvidoso, como o pagamento de indenização de R$ 260 milhões ao estado do Piauí pela privatização da Cepisa, distribuidora de energia que era controlada pela Eletrobras em 2018 e foi vendida para o grupo Equatorial por meio de leilão.

Ainda foram incluídos no texto previsões de obras para a navegabilidade no rio Tocantins e um derrocamento para a melhoria da hidrovia Tietê-Paraná.

E Eu Com Isso?

Apesar dos “jabutis” no texto final da MP, sua aprovação simboliza um avanço no processo de desestatização do governo, movimento que deverá trazer maior eficiência para a nova Eletrobras.

Dessa forma, esperamos que as ações da companhia (ELET3/ELET6) reajam positivamente à notícia para o curto prazo – o que já foi observado no after market da Bolsa de Nova York, com as ADRs da companhia chegando a subir 7%.

Associações do setor calculam que o texto atual soma um custo de operação para os consumidores de cerca de R$ 84 bilhões, considerando impostos e recursos para programas regionais.

O texto ainda deverá passar pelo Congresso até essa terça-feira (22), ou perderá sua validade.

Com a aprovação da MP, a expectativa é que a oferta subsequente de ações (follow-on, na expressão em inglês) da mesma ocorra entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: MP da Eletrobras no Senado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.