Rodrigo Maia na Câmara

Semana movimentada na Câmara

A semana foi bastante movimentada na Câmara dos Deputados, com inúmeras votações de projetos relevantes em pauta. Nesse contexto, ela foi mais um teste para o líder do PP na Casa, Arthur Lira (AL), que também já atua como líder informal do governo. O deputado é a conexão entre o Centrão e o Planalto e tenta construir um caminho para as eleições legislativas de 2021.

A prova de fogo, porém, acabou frustrando aqueles que consideravam que Lira tinha total controle do Centrão: nos últimos três dias de Plenário, apenas três projetos foram aprovados – e somente um era de interesse do governo. Outras pautas, como a Medida Provisória 927 (altera a legislação trabalhista), a MP 932 (contribuições do sistema S) e a MP 944 (criação de uma nova linha de crédito para pagamento de folha salarial), ficaram pelo caminho ou tiveram a votação adiada.

A tentativa de avançar com muitas pautas acabou servindo para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), medir a força de Lira na Casa. Ambos agora mantêm distância protocolar, após a aproximação do Centrão com o governo. Maia não apoia a provável candidatura de Lira para a presidência, tendo como candidato o seu atual vice-presidente, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

A postura ambiciosa do líder do Centrão acabou gerando efeito contrário, na medida em que o adiamento de pautas importantes para o governo colocou em xeque o poder de mobilização do líder sobre os 230 deputados que compõem o grupo na Câmara. Ao mesmo tempo, o início precoce da corrida pela presidência da Casa deve acirrar as disputas entre diferentes grupos políticos, podendo dificultar os planos do governo de eleger o seu deputado para o comando da Câmara nesse próximo biênio.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Votação de projeto contra “fake news” é adiada

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.