Denise Campos de Toledo EECI

Semana de decisões sobre juros com muitas perspectivas em aberto

Em meio às polêmicas tramitações do projeto das fake news e de mudanças no marco do saneamento, além das operações da Polícia Federal referentes à falsificação de atestados de vacina, envolvendo o ex-presidente Bolsonaro, na economia seguimos com indefinições. Tivemos uma semana de decisões sobre os juros no Brasil, nos Estados Unidos e na Zona do Euro que deixaram meio em aberto os futuros passos de política monetária. 

O Federal Reserve manteve um ritmo mais fraco de elevação dos juros, de 0,25, na décima alta seguida. No comunicado, deu a entender que pode dar uma parada, ao excluir do texto a menção sobre apertos adicionais. Mas o presidente da instituição, Jerome Powell, tratou de esfriar um pouco essa expectativa mais otimista, ao dizer que nada foi decidido sobre se terá ou não novo aperto na próxima reunião. Ainda houve preocupação em trazer mais tranquilidade quanto à situação bancária, especialmente dos bancos regionais, garantindo pronta atuação das autoridades em caso de problemas. O mercado deve continuar atento aos indicadores de atividade e do emprego, para tentar antecipar futuras decisões, sabendo da resistência da inflação em caminhar com mais rapidez para a meta de 2%.

Por aqui temos situação parecida no que diz respeito à resistência da inflação. O Copom manteve a Selic nos 13,75%, sem novidade, mais uma vez demonstrando preocupação com as projeções do IPCA, a não convergência para as metas e a incerteza quanto às novas regras fiscais, que ainda terão de passar pelo Congresso.

Embora o comunicado do Comitê tenha sinalizado que a aprovação do arcabouço não deve provocar corte imediato dos juros, sabemos que se as novas regras estabelecerem perspectivas melhores para as contas públicas, podem favorecer uma queda das projeções de inflação, deixando o cenário mais propício para reduções da Selic. Ainda vamos conferir na ata da reunião mais detalhes sobre a avaliação de cenário do Copom. Por enquanto, as previsões ainda são de cortes só no segundo semestre e, talvez, apenas na reunião de novembro.

Vale ressaltar que toda a chiadeira política em torno dos juros joga contra a possível antecipação dos cortes, na medida em que gera o receio de intervencionismos, através, por exemplo, de ações contracíclicas dos bancos públicos, mudanças nas metas pelo CMN ou mesmo propostas de alteração na autonomia do Banco Central. Ainda que não haja espaço político pra isso, falas da base do governo defendendo a demissão, impedida pela legislação, de Roberto Campos Neto, causam ruídos.

Por outro lado, considerando as condições políticas, as dificuldades de articulação do governo, é possível que acabe havendo maior aperto nos gastos públicos, o que seria favorável do ponto de vista das expectativas fiscais. Estão em discussão a introdução de gatilhos para contenção de gastos e a cobrança de maior compromisso do governo no cumprimento das metas. Mudanças que ajudariam a melhorar as perspectivas quanto aos efeitos do novo arcabouço, ajudando, como ressaltei também do lado das projeções para a inflação.

Mas tudo isso ainda são suposições. Seguimos no aguardo de maiores definições e não só de promessas e intenções quanto à política econômica. Nesse contexto, importante observar. ainda temos iniciativas trazendo mais incertezas, como as propostas para aumento de arrecadação paralelamente a outras que podem prejudicar o resultado das contas, como o reajuste do salário mínimo, do funcionalismo e aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda. Medidas que podem ser necessárias, mas reforçam as dúvidas quanto ao cenário fiscal.

Quanto aos investimentos, ficam mantidas boas oportunidades de ganho na renda fixa, com juros reais em alta. Já a Bolsa, além das incertezas do cenário macroeconômico, ainda está sob influência da safra de balanços, que devem ser observados com muita atenção.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.