Sanepar Logo - E Eu Com Isso Levante

Sanepar (SAPR11) divulga resultado do quarto trimestre

Sanepar (SAPR11) divulga resultado do quarto trimestre

O resultado da Sanepar veio forte ao apresentar uma receita líquida e lucro líquido acima do esperado. A receita líquida reportada foi de 1,34 bilhão de reais e o lucro líquido foi de 386,3 milhões de reais, crescimento de 20,7 por cento na comparação anual (320 milhões de reais).

O principal responsável por este considerável aumento é a combinação entre maior volume distribuído de água (cresceu 6,6 por cento na base anual, acima das expectativas) e uma sequência de três reajustes (2018, maio/19 e novembro/19) que vieram acima das expectativas.

Acreditamos que o resultado deverá ter impacto positivo no preço das ações da Sanepar (SAPR11) no curto prazo pois os números superaram as expectativas.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingiu 631 milhões de reais, com aumento considerável na margem Ebitda de 3,8 pontos percentuais para 47,1 por cento.

Com este aumento no Ebitda, a Sanepar também conseguiu reduzir seu nível de endividamento, com relação dívida líquida/Ebitda passando de 1,5 para 1,4 vezes no fim de 2019.

A sequência de reajustes começou em 2018 (5,12 por cento), impactando integralmente em 2019, além do reajuste de 8,37 por cento, que começou a ser praticado em maio de 2019 e o último reajuste , no percentual de 3,76 por cento, a partir de novembro do ano passado.

Apesar dos bons números, a Sanepar não se beneficia da possibilidade de privatização como suas pares no setor Sabesp (SBSP3) e Copasa (CSMG3). O único possível gatilho de curto prazo seria a aprovação do Marco Regulatório do Saneamento no senado, em parte já precificada pelo mercado.

Ainda assim, os números comprovam que trata-se de uma excelente empresa. Nos últimos 12 meses, o retorno em dividendos da Sanepar foi de 5 por cento enquanto suas units SAPR11 avançaram 46,4 por cento contra apenas 22 por cento do Ibovespa.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Resultado 4T19 – Bradesco (BBDC3, BBDC4)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.