Levante Ideias - Sabesp

Sabesp (SBSP3): Resultado do 4T20

A Sabesp (SBSP3) divulgou na noite de quinta-feira (25), após fechamento do mercado, seu resultado referente ao quarto trimestre de 2020. Seus números vieram bons, acima das expectativas, em termos de Ebitda e lucro líquido.

A companhia reportou um avanço em sua receita operacional líquida de 4,0 por cento na comparação anual, totalizando 4,9 bilhões de reais no 4T20. No acumulado do ano, a linha apresentou leve contração, de 1,0 por cento em comparação a 2019, registrando 17,8 bilhões de reais em 2020.

Em relação ao seu Ebitda ajustado, a companhia apresentou um avanço de 6,9% na comparação ano contra ano, contabilizando 1,8 bilhão de reais no quarto trimestre de 2020. Sua margem Ebitda apontou crescimento de 1 ponto percentual no período, alcançando 37,7 por cento no trimestre.

O lucro líquido da companhia exibiu um recuo de 21,3 por cento na comparação anual, registrando 831,5 milhões de reais no 4T20 – porém, acima das expectativas. No acumulado anual, essa contração foi de 71,1 por cento, contabilizando 973,3 milhões de reais em 2020.

Como principais destaques, temos o início da operação da Sabesp no município de Mauá, cujo acordo implicou em um aumento de 204,1 milhões de reais na receita do ano de 2020. Adicionalmente, houve um estorno de 89,6 milhões de reais em suas despesas, devido a reversão de perdas estimadas com indenização de ativos, decorrente da formalização do acordo.

Destaque também para a operação no município de Santo André. Iniciada em agosto de 2019, a operação gerou uma contração de seus resultados de 86,8 por cento na comparação de 2020 contra 2019, registrando 174,2 milhões de reais no ano. Esta variação decorre principalmente dos efeitos contábeis não recorrentes do acordo firmado com o município.

E Eu Com Isso?

A companhia apresentou bons números, superando as expectativas de mercado. Dessa forma, esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (SBSP3) para o curto prazo.

Apesar de um aumento em seus custos e despesas, a companhia conseguiu mostrar uma alta a níveis controlados no ano, tendo seus custos, despesas administrativas e comerciais e custos de construção apresentando um avanço de 9,5 por cento na comparação com 2019, registrando 13,4 bilhões de reais em 2020. Desconsiderando os custos de construção, essa alta foi de 4,5 por cento, contabilizando 9,8 bilhões de reais no ano.

A instabilidade econômica agravada pelo COVID-19 também foi um fator de destaque no período, uma vez que esta gerou uma redução significativa das receitas das linhas industrial e comercial, o que resultou em uma diminuição da tarifa média efetiva. O cenário instável também levou a companhia a buscar medidas para reduzir sua exposição ao risco cambial, realizando a conversão da sua dívida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, de 494,6 milhões de dólares para 2,8 bilhões de reais

Acreditamos que os principais catalisadores das ações da Sabesp são: i) posicionamento frente às oportunidades de investimento com a aprovação da nova Lei do Saneamento e; ii) possível capitalização da Sabesp, pois em nossa visão a privatização é improvável.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Sabesp disputará concessão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel