Levante Ideias - Rumo

Rumo (RAIL3) – Renovação da concessão da Malha Paulista

Rumo (RAIL3) – Renovação da concessão da Malha Paulista

Foi assinado na última quarta-feira (01) no Ministério da Infraestrutura, sob o comando de Tarcísio Freitas, a autorização para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) renove, de forma antecipada e por mais 30 anos, o contrato de concessão da Malha Paulista, operado pela Rumo Logística.

Os investimentos estimados para a ferrovia são de 4,7 bilhões de reais que serão utilizados para expansão da capacidade de oferta atual de transportes além de melhorias.

A ferrovia é responsável pelo escoamento de grande parte da produção agrícola do estado do Mato Grosso do Sul até o seu destino final – o Porto de Santos. Entre as principais commodities transportados estão milho, soja e farelo de soja, óleo diesel e açúcar. A produção provém de grandes clientes como Bunge, Amaggi, Cargill, ADM e Louis Dreyfus.

A notícia é positiva para a Rumo Logística, empresa operadora da concessão da Malha Paulista, visto que a antecipação da renovação da concessão permite à empresa realizar investimentos com muito mais segurança e previsibilidade.

Esperamos impacto positivo no preço das ações (RAIL3) no curto prazo, muito embora a notícia não seja “novidade” e já era dada como certa, com expectativas apenas quanto a confirmação final, visto que as negociações começaram ainda em 2015, sob o governo Dilma Rousseff. No médio e longo prazo, a renovação significa aumento do valor para o acionista da Rumo.

As operações ferroviárias da Rumo são distribuídas em cinco concessões: 1) Malha Sul, com 7.208 quilômetros; 2) Malha paulista, com 2.039 quilômetros; 3) Malha Oeste, com 1.951 quilômetros; 4) Malha Norte, com 735 quilômetros e 5) Malha Central, com 1.537 quilômetros. Esta última se encontra em fase pré-operacional.

Com os investimentos, a companhia espera propiciar ganhos relevantes com aumento da capacidade de transporte da Malha Paulista, passando dos atuais 35 milhões de toneladas para cerca de 75 milhões de toneladas ao ano. O plano de investimento inclui duplicações de trechos, ampliação de pátios, modernização de via além da aquisição de 196 locomotivas e de 2.575 vagões.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Rumo (RAIL3) – resultado do quarto trimestre de 2019

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.