Levante Ideias - Rumo

Rumo (RAIL3) – Renovação da concessão da Malha Paulista

Rumo (RAIL3) – Renovação da concessão da Malha Paulista

Foi assinado na última quarta-feira (01) no Ministério da Infraestrutura, sob o comando de Tarcísio Freitas, a autorização para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) renove, de forma antecipada e por mais 30 anos, o contrato de concessão da Malha Paulista, operado pela Rumo Logística.

Os investimentos estimados para a ferrovia são de 4,7 bilhões de reais que serão utilizados para expansão da capacidade de oferta atual de transportes além de melhorias.

A ferrovia é responsável pelo escoamento de grande parte da produção agrícola do estado do Mato Grosso do Sul até o seu destino final – o Porto de Santos. Entre as principais commodities transportados estão milho, soja e farelo de soja, óleo diesel e açúcar. A produção provém de grandes clientes como Bunge, Amaggi, Cargill, ADM e Louis Dreyfus.

A notícia é positiva para a Rumo Logística, empresa operadora da concessão da Malha Paulista, visto que a antecipação da renovação da concessão permite à empresa realizar investimentos com muito mais segurança e previsibilidade.

Esperamos impacto positivo no preço das ações (RAIL3) no curto prazo, muito embora a notícia não seja “novidade” e já era dada como certa, com expectativas apenas quanto a confirmação final, visto que as negociações começaram ainda em 2015, sob o governo Dilma Rousseff. No médio e longo prazo, a renovação significa aumento do valor para o acionista da Rumo.

As operações ferroviárias da Rumo são distribuídas em cinco concessões: 1) Malha Sul, com 7.208 quilômetros; 2) Malha paulista, com 2.039 quilômetros; 3) Malha Oeste, com 1.951 quilômetros; 4) Malha Norte, com 735 quilômetros e 5) Malha Central, com 1.537 quilômetros. Esta última se encontra em fase pré-operacional.

Com os investimentos, a companhia espera propiciar ganhos relevantes com aumento da capacidade de transporte da Malha Paulista, passando dos atuais 35 milhões de toneladas para cerca de 75 milhões de toneladas ao ano. O plano de investimento inclui duplicações de trechos, ampliação de pátios, modernização de via além da aquisição de 196 locomotivas e de 2.575 vagões.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Rumo (RAIL3) – resultado do quarto trimestre de 2019

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.