Na terça-feira (05), a Rumo (RAIL3) divulgou, via Fato Relevante, as projeções para o projeto de construção, operação, exploração e conservação, por meio de autorização, da ferrovia que conecta, de modo independente, o terminal rodoferroviário de Rondonópolis/MT à Cuiabá/MT e à Lucas do Rio Verde/MT.
Segundo o comunicado, a conclusão dos trabalhos está prevista para 2030, devendo ter atingido mais da metade da sua conclusão em 2026. A emissão da licença está prevista para o quarto trimestre de 2022 e, em 2023, está previsto o início de desembolso do capex, com este começando com até 180 dias após a obtenção da licença ambiental.
Sobre as projeções divulgadas, a Rumo estima um capex entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões de 2023 até a conclusão do projeto (2030), um volume total de aproximadamente 16 milhões de toneladas de grãos migrado de Rondonópolis para outros terminais até a conclusão e um volume potencial aproximado 18 milhões de toneladas adicionais de grãos, também até 2030.
E Eu Com Isso?
A apresentação organizada pela Rumo nesta terça-feira trouxe projeções otimistas, porém dentro das expectativas, demonstrando que a companhia está fortalecendo seu posicionamento no estado de Mato Grosso.
Por fim, o evento também confirma o caráter estratégico de Lucas do Rio Verde para o desempenho de longo prazo da Rumo e sua capacidade de gerar valor aos acionistas.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—