Denise Campos de Toledo EECI

Ruídos desnecessários, agora em relação aos juros

Temos de destaque na área econômica não ações efetivas, projetos, medidas, mas a queda de braço entre Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Parece ser o bode expiatório para explicar prováveis dificuldades para retomada do crescimento econômico. Isso por conta da manutenção do atual nível da Selic, que Lula considera absurdo. Na verdade, os juros até são um dos fatores da expectativa de desempenho mais fraco da economia neste ano. O recuo da vendas do comércio de 2,6% em dezembro já é relacionada a isso, além do endividamento e a inadimplência elevada das famílias.

O problema é que os juros estão altos e devem continuar assim, por um bom tempo. A inflação ainda mostra uma certa resiliência. O IPCA em janeiro subiu 0,53%, abaixo do previsto e da variação de dezembro, que foi de 0,62%. Só que o acumulado em 12 meses está em 5,77%, bem acima da meta e as projeções do mercado para a variação no ano. Projeções que no relatório Focus, sobem há oito semanas, já se aproximando dos 6%. 

A questão é que nessas projeções têm pesado muito as incertezas em relação à política econômica do governo. Começa com os estímulos através de programas, como o Bolsa Família, que injetam dinheiro na economia e podem gerar mais pressões de preços do que impactar a atividade. Depois, os aumentos de gastos geram dúvidas quanto à evolução das finanças públicas. E ainda tem a demora na definição do novo arcabouço fiscal, de novas regras que devem substituir o teto de gastos. São questões que afetam muito as expectativas para a inflação.

Na ata da última reunião do Copom até se destacou o impacto positivo, nas expectativas, do pacote anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aumento das receitas, mesmo com as dificuldades de execução. Foi um voto de confiança no governo, na preocupação em melhorar o saldo das contas, bem recebida por Haddad, que até elogiou a ata. Mostrou que o Comitê e Roberto Campos Neto tentam um diálogo.

Só que isso não aliviou as críticas de Lula e apoiadores. Postura que gera preocupações quanto à possível elevação das metas da inflação, a serem definidas pelo Conselho Monetário Nacional, e alguma iniciativa para acabar com a autonomia do Banco Central.

É um discurso que tem apelo, já que os juros elevados incomodam, atrapalham planos de consumidores e empresas, a atividade econômica. Porém, não se pode perder de vista que o Banco Central vem cumprindo a tarefa dele, que é derrubar a inflação para as metas, sozinho. Isso desde o governo anterior, que esteve muito focado em busca de apoio político e popular, atuando para derrubar preços, através do corte de tributos, apenas para evitar queda de popularidade. Na época os vilões foram os dirigentes da Petrobras.

Se o governo mostrar serviço com ações que tragam mais clareza quanto ao que pretende fazer em relação às finanças públicas, em vez de causar ruídos desnecessários, até quando fala da necessidade de responsabilidade social além da fiscal, poderia ajudar a acomodar as expectativas tanto para a inflação quanto às condições e prazo para que possa haver cortes dos juros. Até por aí as projeções têm piorado.

A sinalização é que teremos de esperar até abril para o anúncio do novo arcabouço fiscal. Até lá é possível que ainda tenhamos muita volatilidade dos mercados por declarações que reforçam incertezas. Isso após vários momentos de trégua em que, inclusive pela entrada de capital externo, a Bolsa engatou recuperação mais firme e o dólar testou piso abaixo dos R$ 5,00. 

Enquanto se reclama da Selic, a curva de juros vai aumentando o custo da dívida pública, garantindo maiores ganhos para os investidores, além de elevar o custo do crédito, mais do que deveria subir pela influência da manutenção dos juros básicos no atual patamar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.