Zoom em gráfico de preços

Retomada econômica global

A divulgação de um crescimento de 18,3 por cento no Produto Interno Bruto (PIB) chinês no primeiro trimestre foi a mais recente de uma série de notícias positivas divulgadas durante a semana. E todas confirmam que, apesar de solavancos e indefinições, a economia global está a caminho de se recuperar da devastação provocada pela pandemia. Para comparar, no primeiro trimestre de 2020, a economia chinesa encolheu 6,8 por cento.

Durante todo o ano de 2020, as medidas de restrição e de isolamento social cobraram um preço elevado de investidores, trabalhadores, empresários e governos. Muitas empresas simplesmente não resistiram à paralisação forçada das atividades e fecharam as portas, deixando para trás um rastro de prejuízos e desemprego. Agora, no início do segundo trimestre de 2021, os indicadores mostram com um razoável grau de certeza que as economias estão retomando o caminho do crescimento.

Na ponta do lápis, o resultado do PIB chinês no primeiro trimestre ficou um pouco abaixo do esperado. Uma pesquisa da agência de notícias Reuters indicava prognósticos de crescimento de 19 por cento. Mesmo assim, a cifra é a mais alta da história econômica chinesa e levou a um recálculo das projeções para 2021. A estimativa oficial do governo é que a economia cresça 6 por cento neste ano, mas agora as projeções avançaram para 8,6 por cento. E esses 2,6 pontos percentuais a mais representam a significativa diferença de 381 bilhões de dólares, considerando-se o PIB de 2020.

As notícias também são positivas nos Estados Unidos. Na quinta-feira (15) dois indicadores surpreenderam os investidores. O Department of Labor, equivalente ao Ministério do Trabalho americano, divulgou que o número de pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana encerrada em 10 de abril caiu para 576 mil, uma baixa de 193 mil pedidos em relação à semana anterior. Além da forte baixa, o indicador registrou o menor nível desde os 256 mil pedidos registrado na semana encerrada em 14 de março do ano passado.

Esse é um resultado muito importante. Ainda que o número de pedidos de seguro-desemprego seja quase o dobro do que era há um ano, o indicador começa a caminhar para um cenário parecido com o que havia antes da pandemia. A média de quatro semanas de pedidos de seguro-desemprego caiu para 683 mil, 47.250 pedidos menos que a média da semana anterior. Também a média de quatro semanas registrou o menor nível desde 14 de março de 2020.

Menos americanos desempregados, mais americanos consumindo. A estimativa de vendas no varejo americanas em março foi de 619,1 bilhões de dólares, alta de 9,8 por cento em relação a fevereiro, muito acima das expectativas, que eram de um avanço de 5,8 por cento. No trimestre, as vendas no varejo cresceram 14,3 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2020. Os dados mostram que houve um crescimento acelerado em todos os itens. A possibilidade de volta das atividades externas elevou as vendas de artigos esportivos em 23,5 por cento, e fez a venda de roupas avançar 18,3 por cento. Com isso, as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto americano no primeiro trimestre já estão sendo revisadas e podem chegar a 7 por cento, acima dos 5,0 por cento previstos.

E Eu Com Isso?

As boas notícias econômicas vêm garantindo uma sustentabilidade da alta das ações internacionais que ocorreu nas últimas semanas. No caso do mercado brasileiro, porém, a indefinição sobre o orçamento e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) da quinta-feira, que torna elegível o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devem ampliar a volatilidade do mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O enrosco político na questão fiscal | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.