O Walmart (WMT) apresentou, nesta terça-feira (17), antes da abertura dos mercados, seus resultados do segundo trimestre do ano fiscal 2022 (equivalente ao 2T21).
A receita líquida foi de US$ 141 bilhões, aumento de 2,4% na comparação anual. Em moeda constante, porém, o aumento foi um pouco mais tímido, de 0,6%. Ainda assim, o resultado veio acima das expectativas.
Já o resultado operacional totalizou US$ 7,4 bilhões, aumento de 21,4% na comparação anual. Considerando alguns ajustes considerados pertinentes pela companhia e o câmbio, o aumento foi um pouco mais tímido: 10,6%.
Ainda assim, a taxa de crescimento foi mais elevada que na linha de receitas, o que significa ganhos de eficiência operacional no período.
Além disso, o lucro líquido ajustado por ação totalizou US$ 1,78, acima das expectativas, que giravam em torno dos US$ 1,58.
Ademais, a geração de caixa livre totalizou US$ 7,4 bilhões. A companhia distribuiu US$ 3,9 bilhões em proventos no trimestre, seja por meio de dividendos, seja através de recompra de ações.
E Eu Com Isso?
O resultado do Walmart veio bom e acima do esperado. Com a surpresa na linha de receitas, ganhos de margem e lucro acima das expectativas, as ações WMT devem ser positivamente impactadas no curto prazo.
Outro ponto animador e que deve fazer preços foi a revisão do seu guidance de resultados do próximo trimestre para cima. A empresa elevou suas expectativas para todas as suas linhas: receitas, margens e lucros, em todos seus segmentos.
Analisando por segmento, o destaque positivo veio das unidades dos Estados Unidos, chamada de Walmart US.
O segmento representa aproximadamente 70% do mix de receitas e neste trimestre, cresceu 5,3% contra o mesmo período do último ano.
O Sam’s Club também veio forte e cresceu quase 14% na linha de receitas. Porém, o mesmo é menos representativo no mix: apenas 13%.
A margem operacional da companhia fechou o trimestre em 5,1%, 0,4 p.p a mais que no mesmo período do último ano. O ganho é expressivo levando em consideração o setor de atuação.
Alguns outros pontos também chamaram a atenção, como o aumento de 100% no negócio de publicidade online (embora haja poucos detalhes sobre o segmento).
Por fim, a estratégia multicanal do Walmart com integração entre suas diversas lojas físicas e o e-commerce – inclusive com marketplace – parece estar rendendo frutos.
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