Levante Ideias - Pão de Açúcar

Resultados do Pão de Açúcar (PCAR3) do 3T21

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), um dos maiores grupos de varejo alimentar do País, divulgou seus resultados referentes ao 3T21, na noite desta quarta-feira (03), após o fechamento de mercado.

Os resultados vieram piores que o mesmo período do ano passado, que tem uma forte base de comparação. O destaque negativo continua sendo os hipermercados com performance negativa. Com a alienação dessa operação para o Assaí, esperamos uma melhora operacional nos próximos trimestres.

O desempenho operacional da companhia, medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 794 milhões, uma queda de 15,9% na comparação anual (3T21 vs. 3T20) e de 11,7% na comparação com o 2T21. A margem Ebitda ajustada ficou em 6,6% em relação ao 3T20, e em 7,6% em relação ao 2T21, um recuo de 1,3 ponto percentual e de 1 ponto percentual, respectivamente.

Já a receita líquida da companhia ficou praticamente estável no trimestre, totalizando R$ 12,1 bilhões, um crescimento de 0,2% na base anual (3T21 vs. 3T20) e de 1,7% na base trimestral (3T21 vs. 2T21).

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, (9M21), a receita líquida foi de R$ 36,4 bilhões, em linha com o mesmo período de 2020 e com um crescimento de 11,5% na comparação com o 9M19.

Em relação às vendas online, o GPA Brasil registrou recorde de vendas de R$ 475 milhões, com crescimento de 46% em relação ao 3T20 e de 393% em relação ao 3T19.

A penetração de vendas online foi para 9,3% ante 6,3% no 3T20, e a penetração de vendas na bandeira Pão de Açúcar que é de em média 15%, atingiu picos de 20% ao longo do trimestre.

E Eu Com Isso?

No trimestre, as vendas do GPA foram negativamente impactadas por desafios relacionados principalmente ao contexto macroeconômico, como a forte base de comparação com o 3T20, queda na venda do não alimentar nos hipermercados, o fim do pagamento do auxílio emergencial, alto índice de desemprego e inflação, migração da venda de não alimentos para o canal online, além do menor consumo das famílias brasileiras.

A margem Ebitda Ajustada Consolidada teve uma redução de 1,2 ponto percentual na base anual de comparação, que se concentra no lucro bruto devido ao maior investimento em preço na operação brasileira por causa da deterioração do cenário macroeconômico com alto nível de inflação e desemprego.

O resultado do GPA veio abaixo das expectativas nas principais linhas, e portanto, esperamos um impacto negativo no preço das ações PCAR3 no curto prazo.

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Leia também: Pão de Açúcar vende 71 lojas Extra ao Assaí.

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