O Magalu (MGLU3) apresentou, nesta quinta-feira (11), após o fechamento dos mercados, os seus resultados do 3T21. Os números vieram abaixo das expectativas na maioria das linhas, com diversas questões de ordem operacional similares ao balanço apresentado pela Via (VIIA3) na véspera.
O GMV Bruto – que engloba o total de vendas realizadas diretamente pela companhia online (1P), pelos parceiros que vendem no marketplace (3P) e as vendas físicas – totalizou R$ 13,84 bilhões, crescimento de 12% na comparação anual e queda de 4% na comparação trimestral.
Já as vendas do e-commerce totalizaram R$ 10 bilhões, crescimento de 22,2% ano contra ano e de 1,7% contra o 2T21.
Com isso, a receita líquida totalizou R$ 8,61 bilhões, crescimento de 3,7% e queda de 4,5% anual e trimestral, respectivamente.
Os números vieram levemente abaixo das expectativas, que giravam em torno dos 8,7 a 8,8 bilhões. Assim como no caso de Via, destaque bastante negativo foi o desempenho das lojas físicas, cuja receita caiu 8% contra o 3T20 (14,6% mesmas lojas).
Margens: a margem bruta fechou o trimestre em 20,1%, queda de quase 6 pontos percentuais ano contra ano. Contudo, houve uma provisão para perdas nos estoques de quase R$ 400 milhões. Expurgando tal conta, a margem teria sido de 24,7%, queda de 1,5 ponto percentual.
A queda deve-se à maior presença do e-commerce no mix por canal e também pela inflação nos custos logísticos. A margem Ebitda, por sua vez, foi de 1,6% sem ajustes e de 4,1% considerando o ajuste da provisão dos estoques, créditos tributários e outros classificados pela companhia como sendo não recorrentes.
Ademais, o lucro líquido ajustado pelos diversos itens mencionados foi de R$ 143 milhões, ou 22,6 milhões sem ajustes. As operações da companhia queimaram R$ 1,9 bilhão de caixa nos 9 primeiros meses deste ano. Ainda foram investidos, até o momento, aproximadamente R$ 1,1 bilhões em bens de capital (Capex).
E Eu Com Isso?
O resultado do Magalu veio abaixo das expectativas. Apesar do desempenho ruim das ações no ano (queda de 45%), esperamos impacto negativo no curto prazo.
As ações MGLU3 subiram 5,6% nesta quinta-feira (10). Na nossa avaliação, o mercado entendeu que os fracos resultados de Via poderiam ter sido motivados pelo efeito-competição.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—