O Carrefour (CRFB3) divulgou nesta terça-feira (09) após o fechamento do mercado seus resultados do terceiro trimestre de 2021. A rede de supermercados apresentou bons resultados em termos de receita líquida, margem Ebitda e vendas brutas, com aumento do faturamento do Banco Carrefour, apesar do recuo do lucro líquido ajustado, que segundo a companhia se deve à forte base de comparação em 2020.
O Ebitda ajustado consolidado no 3T totalizou R$ 1,5 bilhão, 10,9% acima a/a, com 7,9% de margem, um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação ao 3T20. Isso é resultado da combinação do desempenho acima do esperado nas novas lojas do Atacadão com a contínua tendência de melhora do Banco Carrefour.
A margem bruta atingiu R$ 3,8 bilhões no 3T21, aumentando 9,5%, principalmente pelo crescimento de vendas no Atacadão e pelo Banco Carrefour, capazes de mais do que compensar a pressão já esperada do Varejo.
A margem bruta consolidada atingiu 20%, um crescimento de 3,0 pontos percentuais a/a, com destaque para a boa performance das novas lojas do Atacadão e da aceleração do plano de expansão.
As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil atingiram R$ 20,8 bilhões no 3T21, um crescimento de 7,7% em relação ao 3T20, suportadas pelos 14,3% de crescimento total observados no Atacadão, fortemente impactado pela contribuição de 11,6% da aceleração na expansão (vs. 5,5% de expansão no 3T20).
Esse desempenho é ainda mais relevante considerando que se deu sobre a mais forte base de comparação de 2020, quando as vendas brutas cresceram 27,3% no 3T20 a/a e que continuamos em um ambiente bastante volátil e com deterioração do poder de compra dos consumidores, com a inflação alimentar dos últimos 12 meses se mantendo elevada.
Os bons resultados se refletiram no crescimento da receita líquida do Carrefour, que atingiu R$ 19,8 milhões no 3T, representando um crescimento de 9% na comparação com o 3T20.
A rede total do Grupo Carrefour Brasil atingiu 756 lojas ao final de setembro de 2021. O faturamento do Banco Carrefour totalizou R$ 12,3 bilhões, 25,9% superior ao mesmo período de 2020, impulsionado principalmente pelo cartão de crédito do Atacadão, que se beneficiou da expansão acelerada do segmento.
E Eu Com Isso?
O Carrefour apresentou bom desempenho, apesar do cenário mais desafiador, com inflação alimentar se mantendo elevada.
Dessa forma, esperamos um impacto levemente positivo nas ações do Carrefour (CRFB3), embora já tenham apresentado uma forte alta de 3% nesta terça-feira, à espera dos resultados. Em outubro o Carrefour já havia divulgado dados preliminares de vendas do 3T21.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—