guerra comercial

Resultados de Iowa, Trump absolvido

Resultados de Iowa, Trump absolvido

Na noite desta quarta-feira (5), o Senado americano absolveu o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, do impeachment por abuso de poder. Por 52 votos contra e 48 a favor da condenação na primeira acusação e 53 votos (contra 47) na segunda, o presidente continua no cargo neste ano de eleições.

Trump se torna o terceiro presidente dos Estados Unidos a ser absolvido pelo Senado após a Câmara aprovar um processo de impeachment. Para que o empresário fosse condenado, eram necessários dois terços (67 votos) da casa – algo virtualmente impossível, já que os republicanos têm maioria (53 cadeiras) no Senado. Apenas o senador Mitt Romney, candidato do partido à presidência em 2008 e 2012, votou pela condenação de Trump por abuso de poder.

Com relação às eleições, as primárias de Iowa finalmente parecem bem próximas de ter um desfecho. Com 1.711 dos 1.765 locais de votação apurados, ou 97 por cento do total, Pete Buttigieg e Bernie Sanders praticamente empatam na liderança: o prefeito de South Bend, Indiana, tem 26,2 por cento do equivalente de delegados estaduais, enquanto o senador tem 26,1 por cento. Em seguida, Elizabeth Warren fica com 18,2 por cento dos delegados e Joe Biden com 15,8 por cento.

A absolvição de Donald Trump pode impactar diretamente em sua campanha pela reeleição. Muitos analistas apontam que a tentativa de impeachment promovida pelos democratas atrapalhou o foco do partido na organização das candidaturas e, ainda, pode ter causado o efeito reverso para o republicano. Nesse sentido, Trump – já em campanha – vai se fortalecendo rumo à reeleição, enquanto o presidenciável democrata ainda é uma grande incógnita.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Uma confusão democrata

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Discurso de Lula - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Lula elegível

O Supremo Tribunal Federal confirmou em plenário, nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, a decisão liminar proferida pelo ministro Edson Fachin há cerca

Read More »
BNY Mellon - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da BNY Mellon do 1T21

O Bank of New York Mellon, ou simplesmente BNY Mellon (BK) apresentou nesta sexta-feira (16), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel