Tesla - Levante Ideias

Resultados da Tesla

A Tesla (TLSA) apresentou nesta quarta-feira (27), após o fechamento do mercado, os seus resultados do quarto trimestre de 2020. Apesar de ter sido um ano bom e prospectivo para a companhia, o balanço do último trimestre veio misto: as receitas superaram as expectativas, mas o Ebitda e lucro líquido vieram abaixo do esperado.

A receita líquida totalizou 10,74 bilhões de dólares, crescimento de 46 por cento na comparação anual e aproximadamente 4 por cento acima do esperado. No ano a receita total foi de 31,53 bilhões de dólares.

O resultado operacional medido pelo Ebitda foi de 1,85 bilhões de reais: margem de 17,2 por cento. Nesta linha houve alguma decepção, dado que era esperado um número próximo aos 2 bilhões (margem de 20 por cento), em linha com a margem entregue nos últimos dois trimestres.

O lucro por ação ajustado (non-GAAP) também veio um pouco abaixo: foi de 0,8 dólares por ação. Esperava-se algo em torno de 1 dólar por ação.

Olhando em bases anuais, entretanto, foi o segundo resultado consecutivo em que a Tesla teve geração de caixa livre (caixa das operações – caixa dos investimentos). Foram 2,78 bilhões de dólares gerados em 2020, sendo quase 2 bilhões no 4T20.

E Eu Com Isso?

O resultado da Tesla veio misto. Todavia, como o preço das suas ações embutem uma expectativa bastante elevada, esperamos uma realização (queda) um pouco mais forte no preço das ações TSLA no curto prazo.

A receita acima do esperado não foi suficiente para sustentar um resultado brilhante. O descompasso no crescimento linha por linha se deve a queda nas margens, tanto bruta como operacional.

A respeito da margem bruta, houve uma piora no mix de vendas de veículos, com redução na participação dos modelos “S” e “X” nas vendas e aumento nos modelos “3” e “Y”, mais acessíveis. Com isso, o Preço Médio de Venda por Veículo recuou 11 por cento na comparação anual, reduzindo o efeito da alavanca operacional. A empresa também creditou este efeito a maiores custos de produção.

Na margem operacional, a linha detratora foram as despesas com opções de compra de ações (Stock Based Compensation). No trimestre, foram gastos mais de 633 milhões de dólares (42 por cento do total das despesas operacionais) com o programa. Importante lembrar que esta linha tem efeito não-caixa, mas demonstra o descompasso entre o valor de mercado da companhia (e a recente valorização das suas ações) e seu resultado/balanço.

Apesar do carro elétrico e/ou autônomo ser uma tendência para o século, há uma série de dúvidas no ar. Primeiro, o já conhecido problema das baterias à base de lítio, cujo custo e logística reversa é um desafio, em seguida a infraestrutura de recarga, visto que não se sabe exatamente se o mundo seria capaz de suportar uma frota gigante de carros elétricos com o que há disponível hoje e, por fim e não menos importante, a ótica de investimentos. A Tesla já tem em seus preços uma perspectiva de crescimento (g) bastante ousada, o que (no mínimo) pode aumentar o prazo de retorno do investimento nas suas ações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Microsoft.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.