Sinqia-fachada-div-sinqia

Resultados da Sinqia

A Sinqia reportou na noite de terça feira (10) os resultados do segundo trimestre de 2020, após o fechamento de mercado. A empresa apresentou um ótimo resultado, com resultado operacional recorde novamente, mostrando excelente gestão e resiliência em meio ao ambiente complicado do trimestre.

A receita líquida veio recorde, em 52,8 milhões de reais (+13,8 por cento vs. 3T19), aumento decorrente do crescimento orgânico (+11,7 por cento vs. 3T19) e inorgânico (+2,1 por cento vs. 3T19). A queda nas despesas gerais e administrativas como proporção da receita, levou a um Ebitda ajustado recorde de 8,8 milhões de reais (+46,3 por cento vs. 3T19), um resultado acima das expectativas.

O destaque positivo do trimestre foi a carteira de contratos recorrentes de software. Estes são contratos assinados anualizados, implantados ou não, que passam a gerar receitas recorrentes após a conclusão da implantação. A carteira alcançou o valor bruto, novamente um recorde, de 152,4 milhões de reais (+8,6 por cento vs. 3T19) ante 140,3 milhões de reais no 3T19, aumento de 12,1 milhões de reais. Por essa razão, a carteira de contratos mostra crescimento em relação aos 150,4 milhões de reais do trimestre anterior (+1,3 por cento vs. 2T20), mesmo em um cenário de pandemia, demonstrando a resiliência da Companhia em ambiente adverso.

As ações da Sinqia (SQIA3) apresentam desempenho negativo em 2020: queda de 12,2 por cento contra queda acumulada de 11,39 por cento do Ibovespa. Esperamos um impacto levemente positivo no preço das ações (SQIA3) no curto prazo, pois acreditamos que o mercado já esperava um crescimento constante dos números da Sinqia de maneira geral, e que o resultado positivo e acima do esperado pode fazer o mercado revisar para cima as projeções da empresa.

A receita recorrente da empresa foi recorde (novamente também) de 46,9 milhões de reais (+23,1 por cento vs. 3T19), representando 88,9 por cento da receita líquida total – percentual mais alto na história da Sinqia, superando o último trimestre, o que vemos como algo muito positivo, dado que garante para a empresa uma previsibilidade de seus resultados.

Olhando para os custos em mais detalhes vimos a empresa disciplinada na gestão de gastos. Os custos foram de 35,3 milhões de reais, crescendo 15,2 por cento na comparação anual, resultando em um lucro bruto de 17,5 milhões de reais (+11,0% vs. 3T19) com uma leve piora na margem bruta (-0,8 ponto percentual)

As despesas gerais e administrativas vieram em 8,6 milhões de reais, 12,5 por cento abaixo do 3T19, e representaram apenas 16,4 por cento da receita líquida, o menor percentual da história. Segundo a empresa, essa redução aconteceu principalmente devido a reversão de demandas judiciais e redução de despesas com publicidade.

Vale destacar também que a empresa continua com uma sólida posição de caixa, com caixa líquido de   268,2 milhões de reais, crescendo 8,0 milhões de reais em relação ao trimestre anterior. Esse crescimento pode ser entendido como a geração de caixa da empresa no trimestre, o que é bastante positivo. Ademais, a Sinqia continua muito bem posicionada para continuar seu processo de aquisições.

Os principais catalisadores das ações da Sinqia (SQIA3) nos próximos meses são a chegada do PIX, fazendo com que players financeiros tenham que adquirir/atualizar seus sistemas e a possibilidade de mais aquisições relevantes, dando sequência à aquisição recém anunciada da Tree Solutions e da ISP, que deram início ao 3º ciclo de aquisições e o crescimento nas suas receitas e margens de forma orgânica.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

E eu com isso

Alta na fragmentação partidária

A fragmentação partidária, no âmbito do Executivo municipal, aumentou pela quinta vez consecutiva em eleições municipais no Brasil. Em 2004, as cinco principais legendas concentravam

Read More »
E eu com isso

Novidades entre Itaú e XP

Nesta segunda-feira (30), após o fechamento do mercado a XP divulgou um fato relevante anunciando a emissão de um follow-on que deve injetar cerca de

Read More »
Ações do Índice Bovespa em telão.
E eu com isso

Dezembro com lucro

O último mês do ano não costuma ser um período de fortes emoções na bolsa. Explica-se. Os investidores profissionais, que administram recursos de terceiros, costumam

Read More »
E eu com isso

Destaques do Petrobras Day

Nesta segunda-feira (30), a Petrobras realizou o evento virtual anual da companhia, o Petrobras Day, para apresentar maiores detalhes do plano de negócios 2021-2025, divulgado

Read More »
E eu com isso

Resultados do segundo turno

Os resultados do segundo turno das eleições municipais vieram em linha com o esperado. Conforme previmos, Bruno Covas (PSDB) venceu em São Paulo, Eduardo Paes

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel