A Petz (PETZ3) divulgou seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021, nesta segunda-feira (08) a noite, após o fechamento do mercado. Os resultados vieram acima das expectativas nas principais linhas, com destaque para as vendas do Digital, mantendo níveis de rentabilidade saudáveis apesar de um cenário macroeconômico mais adverso, com pressão inflacionária e aumento da competição.
O lucro líquido registrado pela Petz no 3T21 foi de R$ 26,6 milhões, um avanço de 56,1% na comparação anual. A receita líquida somou R$ 545,3 milhões, uma alta de 44,3% na comparação com o 3T20. Em termos brutos, a alta foi de 42,5% a 641,6 milhões.
No trimestre, a Petz entregou um crescimento de receita bruta total de 42,5% a/a, mesmo com uma base de comparação forte, com um aumento de 51% na comparação com o 3T20.
As Vendas Mesmas Lojas cresceram 21,8% no trimestre. O crescimento da receita reflete a expressiva performance de produtos, com destaque positivo para a performance do digital, que cresceu 73,2%, somando R$ 200 milhões no trimestre.
O Ebitda ajustado apresentou forte crescimento de 43,4% na comparação anual, com margem sobre receita bruta de 10,5%, performance que além de representar uma estabilização na comparação anual, mesmo com o incremento relevante da penetração digital, mostra uma evolução de mais de 0,1 ponto percentual quando comparado ao 2T21.
Esse resultado se deve à maior alavancagem operacional no trimestre e à diluição de despesas gerais e administrativas e da otimização de despesas de vendas.
Importante destacar que 55% das lojas da rede ainda não completaram o seu terceiro ano de operação e 23% ainda estão em seu primeiro ano, ou seja, não atingiram o potencial esperado de faturamento e rentabilidade.
Um recorde importante para a companhia foi o Índice Omnichannel, que atingiu 87,2%, um avanço de 1,1 ponto percentual na comparação com o 2T21 e de 8,5 pontos percentuais em relação ao 3T20.
Ademais, a Petz se consolida cada vez mais uma performance consistente dos serviços veterinários e hospitalares sob a marca Seres, que cresceu seu faturamento cerca de 35% a/a, também com uma base de comparação mais elevada do 3T20.
Além disso, com a inauguração de 10 lojas no 3T21 (das quais 7 localizadas fora do Estado de São Paulo), a Petz encerrou o trimestre com 153 lojas, tendo realizado no total dos últimos 12 meses 35 inaugurações.
E Eu Com Isso?
Os resultados da Petz no 3T21 reforçam o crescimento da companhia acima das expectativas, demonstrando a resiliência do setor pet e a capacidade da companhia em alavancar e aproveitar as oportunidades com eficiência.
Dessa forma, esperamos um impacto positivo nas ações da Petz (PEZT3) no curto prazo.
A empresa continuou investindo para acelerar os ganhos de market share, considerando os níveis consistentes e saudáveis de retorno por loja e com a plataforma omnichannel se mostrando bastante escalável, mantendo níveis de serviços diferenciados e rentáveis, deixando a Petz mais confortável para continuar acelerando de forma sustentável a expansão de suas operações.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—