Pepsico - Levante Investimentos

Resultados da PepsiCo

A PepsiCo (PEP) apresentou nesta quinta-feira (15), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram acima do esperado em termos de receita e de lucro líquido.

A receita foi de 14,82 bilhões de dólares, crescimento de 6,7 por cento na comparação com o 1T20 e acima das expectativas, que eram de 14,6 bilhões de dólares.

O destaque foi mais uma vez a divisão de snack/salgadinhos “Frito-Lay North America”, cujo crescimento das receitas foi de quase 5 por cento. A região da Ásia-Pacífico, Austrália, Nova Zelândia e China também surpreendeu, com crescimento de 70 por cento (desconsiderando ajustes de aquisições), embora tenha menos peso no “mix” por segmento (apenas 6,5 por cento da receita e 9 por cento do resultado operacional).

O resultado operacional medido pelo Ebit foi de 2,3 bilhões de dólares, com margem operacional de 15,6 por cento. O crescimento na comparação anual foi de 20 por cento, com ganhos de 1,7 pontos percentuais na margem Ebit.

O lucro por ação (considerando os ajustes que a companhia julga pertinentes) foi de 1,21 dólar por ação, comparado ao 1.07 dólar por ação do 1T20 e acima da expectativa, que era de 1,13 dólar por ação.

A companhia ainda divulgou o seu guidance para o ano de 2021: i) crescimento de receita entre 4 e 6 por cento (mid single digit); ii) crescimento no lucro por ação de 8 a 10 por cento (high-single-digit); iii) alíquota efetiva de IR de 21 por cento e iv) pagamento de dividendos de 5,8 bilhões de dólares mais 106 milhões de dólares em recompras de ações. A companhia informou que já realizou tais recompras neste trimestre e o retorno em proventos é de 3 por cento, considerando o preço de fechamento desta quarta-feira (14).

E Eu Com Isso?

O resultado da Pepsico veio bom e um pouco acima das expectativas. Por conta disso, esperamos um impacto positivo no preço das ações PEP no curto prazo. Deve-se levar em consideração ainda, porém, o perfil defensivo das ações, o que limita o potencial de valorização no curto prazo.

A companhia mostrou-se bem-posicionada durante toda a pandemia em 2020, e neste trimestre, não foi diferente. Ela conta com um portfólio mais diversificado que a média geral da indústria de bebidas não alcoólicas devido ao segmento de “snacks”, representado pela Lays e tem como marca mais forte no Brasil o Doritos. A venda de tais produtos segue um destaque à parte nos resultados.

O crescimento da receita líquida combinado ao ganho de margem operacional imprime uma bela geração de valor ao acionista, aumentando o potencial de pagamento de dividendos e de recompra de ações nos próximos anos.

O crescimento orgânico, que leva em consideração ajustes de ordem cambial e de aquisições no período foram os seguintes, por categoria: Lays cresceu 3 por cento, Quaker Foods cresceu 1 por cento, Pepsico Beverages cresceu 2 por cento, America Latina cresceu 3 por cento, Europa 0 por cento, África, Oriente Médio e Ásia-Sul caiu 1 por cento, e Ásia-Pacífico, Austrália, Nova Zelândia e China cresceu 18 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado do JPMorgan do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.