A PepsiCo (PEP) apresentou nesta quinta-feira (15), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram acima do esperado em termos de receita e de lucro líquido.
A receita foi de 14,82 bilhões de dólares, crescimento de 6,7 por cento na comparação com o 1T20 e acima das expectativas, que eram de 14,6 bilhões de dólares.
O destaque foi mais uma vez a divisão de snack/salgadinhos “Frito-Lay North America”, cujo crescimento das receitas foi de quase 5 por cento. A região da Ásia-Pacífico, Austrália, Nova Zelândia e China também surpreendeu, com crescimento de 70 por cento (desconsiderando ajustes de aquisições), embora tenha menos peso no “mix” por segmento (apenas 6,5 por cento da receita e 9 por cento do resultado operacional).
O resultado operacional medido pelo Ebit foi de 2,3 bilhões de dólares, com margem operacional de 15,6 por cento. O crescimento na comparação anual foi de 20 por cento, com ganhos de 1,7 pontos percentuais na margem Ebit.
O lucro por ação (considerando os ajustes que a companhia julga pertinentes) foi de 1,21 dólar por ação, comparado ao 1.07 dólar por ação do 1T20 e acima da expectativa, que era de 1,13 dólar por ação.
A companhia ainda divulgou o seu guidance para o ano de 2021: i) crescimento de receita entre 4 e 6 por cento (mid single digit); ii) crescimento no lucro por ação de 8 a 10 por cento (high-single-digit); iii) alíquota efetiva de IR de 21 por cento e iv) pagamento de dividendos de 5,8 bilhões de dólares mais 106 milhões de dólares em recompras de ações. A companhia informou que já realizou tais recompras neste trimestre e o retorno em proventos é de 3 por cento, considerando o preço de fechamento desta quarta-feira (14).
E Eu Com Isso?
O resultado da Pepsico veio bom e um pouco acima das expectativas. Por conta disso, esperamos um impacto positivo no preço das ações PEP no curto prazo. Deve-se levar em consideração ainda, porém, o perfil defensivo das ações, o que limita o potencial de valorização no curto prazo.
A companhia mostrou-se bem-posicionada durante toda a pandemia em 2020, e neste trimestre, não foi diferente. Ela conta com um portfólio mais diversificado que a média geral da indústria de bebidas não alcoólicas devido ao segmento de “snacks”, representado pela Lays e tem como marca mais forte no Brasil o Doritos. A venda de tais produtos segue um destaque à parte nos resultados.
O crescimento da receita líquida combinado ao ganho de margem operacional imprime uma bela geração de valor ao acionista, aumentando o potencial de pagamento de dividendos e de recompra de ações nos próximos anos.
O crescimento orgânico, que leva em consideração ajustes de ordem cambial e de aquisições no período foram os seguintes, por categoria: Lays cresceu 3 por cento, Quaker Foods cresceu 1 por cento, Pepsico Beverages cresceu 2 por cento, America Latina cresceu 3 por cento, Europa 0 por cento, África, Oriente Médio e Ásia-Sul caiu 1 por cento, e Ásia-Pacífico, Austrália, Nova Zelândia e China cresceu 18 por cento.
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