J.P. Morgan - Levante Investimentos

Resultado do JPMorgan do 1T21

O JPMorgan Chase & Co (JPM) apresentou nesta terça-feira (14), antes da abertura do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. O resultado foi bom e os números vieram acima do esperado em termos de receita e lucro líquido.

A receita líquida foi de 33,1 bilhões de dólares, um crescimento de 14 por cento na comparação com o mesmo período do último ano. O destaque nesta linha foi o segmento Corporativo e Banco de Investimento (IB), cuja receita foi de 14,6 bilhões de dólares, crescimento de 46 por cento na comparação anual.

Enquanto isso, o lucro líquido foi de 14,3 bilhões de dólares, aumento de quase 400 por cento na comparação anual. Considerando o resultado por ação, o lucro foi de 4,5 dólares contra 0,78 dólares no 1T20 e, com expectativa de um lucro por ação de 3,10 dólares. Assim, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) saltou de 4 por cento para 23 por cento.

A companhia distribuiu 0,90 dólares por ação em dividendos neste primeiro trimestre, equivalente 2,8 bilhões de dólares e um retorno em dividendos de 0,6 por cento. Outros 4,3 bilhões de dólares foram distribuídos na forma de recompra de ações.

E Eu Com Isso?

O resultado do JPMorgan veio bom e até mesmo acima das expectativas. Esperamos impacto positivo no preço das ações JPM no curto prazo, o que pode respingar também nas demais ações do setor financeiro.

No ano, as ações do JP Morgan sobem 22,9 por cento contra alta de 10,2 por cento do S&P 500 no mesmo período.

Na linha de receita o destaque foi o segmento de IB, com a receita crescendo 222 por cento na comparação ano contra ano. Todas as categorias (renda fixa, ações) desempenharam bem e é reflexo do aquecido mercado de capitais nos Estados Unidos, com i) aumento de ofertas públicas iniciais, ii) emissões de crédito, iii) fusões e aquisições (M&A) e iv) volume de negociações (corretagem).

Já no resultado líquido, o principal impacto positivo e fator surpresa dos resultados foi a liberação de reserva para perdas de 5,2 bilhões de dólares, o que refletiu em quase 4 bilhões de dólares no lucro, ou 1,28 dólares por ação. Este efeito pode ser considerado não recorrente. A companhia afirmou que isso se deve a condições econômicas e que segue com 26 bilhões de dólares em reservas, o que julga ser “apropriado e prudente”.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Bancos recuam com fundo alavancado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »
Levante Ideias - Tesla
E eu com isso

Resultados da Tesla (TSLA) do 2T21

A Tesla (TSLA), referência global no mercado de veículos elétricos, apresentou nesta segunda-feira (26), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao segundo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel