M Dias Branco - MDIA3 - Levante Investimentos

Resultados da M. Dias Branco (MDIA3) do 3T21

Na última sexta-feira (05), a M. Dias Branco (MDIA3) reportou seus resultados do 3T21, apresentando números fortes, com crescimentos de receita, EBITDA e lucro, mantendo uma estabilidade de margem, mesmo em um período de aumento nos custos dos insumos, principalmente do trigo, que é atrelado ao dólar.

A receita líquida vem crescendo ao longo de 2021, com recuperação de volumes e aumento dos preços médios. No 3T21, a companhia reportou uma receita líquida de R$ 2,1 bilhões, um crescimento de 7% em relação ao 3T20 e de 10% em relação ao 2T21.

Os volumes mantiveram uma estabilidade em relação ao 2T21, mas ainda há uma retração em relação ao 3T20, trimestre em que houve um aumento atípico da demanda.

A companhia continuou com a estratégia de repassar preço para manter margens, com o preço médio em R$/Kg crescendo 12% em relação ao 3T20 e 9% em relação ao 2T21. Essa estratégia resulta em uma perda no market share da companhia, priorizando a receita e as margens da operação.

Ademais, a margem bruta do trimestre ficou na casa dos 31,4%, versus 32% no 3T20 e de 27,8% no 2T21. Houve uma redução estrutural das despesas, em função de programas de produtividade e eficiência realizados nos últimos trimestres.

No entanto, isso não evitou que a companhia sofresse uma queda de 3 pontos percentuais. na margem EBITDA na comparação anual. Se compararmos com o ano de 2021, foi o primeiro trimestre com uma margem EBITDA na casa dos dois dígitos, destaque para o crescimento de 4,6 pontos percentuais na margem em apenas um trimestre.

O lucro líquido totalizou R$ 196 milhões, com crescimento de 38,2% vs. 2T21 e queda de 25,9% vs. 3T20. No comparativo com o 3T20, houve um efeito não recorrente de receitas de reconhecimento de créditos extemporâneos.

E Eu Com Isso?

A companhia prova mais uma vez a sua resiliência e, devido a esse fato, esperamos um impacto positivo nas ações da empresa no curto prazo.

Por atuar em um setor com alto índice de substituição de produtos e pouco apego à marca, era esperado que a empresa sofresse mais com esse aumento de custo, por uma dificuldade de repassar preço.

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Leia também: M. Dias Branco faz aquisição no setor de healthy food.

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