A Lojas Renner (LREN3), maior player do varejo de vestuário do País, divulgou seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021 nesta quinta-feira (11) após o fechamento do mercado. A companhia entregou resultados sólidos, com forte crescimento nas principais linhas, embora as margens ainda não tenham retomado os níveis pré-pandemia.
A receita líquida de mercadorias e as Vendas em Mesmas Lojas apresentaram, no trimestre, crescimento de 43,5% e 39,5%, respectivamente. Já em comparação com o mesmo período de 2019, a receita líquida de mercadorias e as Vendas em Mesmas Lojas apresentaram evolução de 22,7% e 14,5%, respectivamente.
As vendas digitais, mesmo com a retomada da operação física e os efeitos do ataque cibernético sofrido em agosto, alcançaram GMV consolidado de R$ 377,4 milhões. Destacamos aqui que o 3T20 foi o mais relevante em crescimento no ano anterior e, ainda assim, as vendas digitais apresentaram evolução de 8,2%.
Em setembro, a base ativa online da Renner, era cerca de 3 milhões de clientes, uma evolução de cerca de 40% frente ao ano anterior, com aumento de 5 pontos percentuais na retenção.
Em relação à margem bruta, esta apresentou um crescimento de 5,6 pontos percentuais em relação ao 3T20, porém, redução de 1,0 ponto percentual em relação ao 3T19, devido aos maiores níveis de câmbio contratado para os produtos importados e do efeito inflacionário nos custos de matérias-primas e fretes internacionais.
Apesar disso, a assertividade da coleção, aliada a maior integração entre os canais, assim como o uso de dados em alguns processos, como alocação de itens em lojas, compensaram parcialmente as pressões de custos no período.
O Ebitda de Varejo Ajustado alcançou R$ 203,7 milhões no trimestre, com margem de 8,6%. Apesar do aumento significativo em mais de 15x em relação ao 3T20, por conta dos maiores volumes vendidos no período, a margem ainda ficou 19% abaixo dos números registrados no 3T19 (período pré-pandemia).
Já o lucro líquido do trimestre foi de R$ 172,0 milhões, revertendo o prejuízo de 82,9 milhões do 3T20, em função do maior resultado operacional e da evolução no resultado de produtos financeiros.
E Eu Com Isso?
A Lojas Renner entregou resultados sólidos, com forte crescimento nas linhas de receita líquida, vendas digitais (GMV), lucro líquido e Vendas Mesmas Lojas.
Embora as margens ainda não tenham retomado os níveis pré-pandemia, e aqui cabe destacar que no ano de 2019 a companhia atingiu níveis recorde de margens, sendo, portanto, uma base elevada de comparação, a retomada do fluxo, forte crescimento de receita das vendas e coleções mais assertivas pelo uso de dados, contribuíram para bons resultados da companhia.
Sendo assim, esperamos um impacto positivo nas ações da Lojas Renner (LREN3) no curto prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—