Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos

Lojas Renner sofre ataque cibernético

Nesta quinta-feira (19), a Lojas Renner informou que sofreu um ataque cibernético em seu sistema, que causou a indisponibilidade na operação do site e do aplicativo da rede, da Realize (instituição financeira da Renner) e de todas as marcas da companhia, incluindo Ashua e Camicado.

Os protocolos de controle e segurança da varejista foram prontamente acionados para bloquear o ataque e mitigar possíveis impactos.

Por volta das 18 horas, a empresa comunicou que grande parte de suas operações já haviam sido restabelecidas e que os principais bancos de dados permaneceram protegidos.

Às 20 horas de ontem, os sites da Renner ainda estavam em manutenção, e as páginas do site de relações com investidores também estavam fora do ar. Até às 8 horas da manhã desta sexta-feira (20), o site ainda se encontrava em manutenção.

A busca pela normalização da totalidade de suas atividades é essencial, visto que as sextas-feiras representam o segundo melhor dia de vendas da semana para a Renner, perdendo apenas para o sábado.

As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas; porém, a rede constatou que o sistema de pagamentos parou de funcionar em algumas unidades em parte da tarde e na noite de ontem. 

E eu com isso?

A notícia é negativa para as ações da Lojas Renner (LREN3) no curto prazo, que haviam fechado em alta de 1,15% no pregão regular da Bolsa ontem e passaram a cair 0,85% no after market após a varejista comunicar o ataque hacker, visto que o braço digital da Lojas Renner representa 14% das vendas da companhia.

A mensagem que a varejista recebeu dos criminosos foi de que seus arquivos tinham sido criptografados e que estavam interessados em uma recompensa em dinheiro pelos dados.

Em seu comunicado ao mercado, a Renner não informou valores solicitados pelos hackers, apenas que informaria às autoridades competentes o ocorrido.

O que se veicula no mercado é que os servidores foram infectados por um ransomware que sequestra arquivos, cobrando um valor pelo resgate, normalmente usando bitcoins.

Os ataques cibernéticos aumentaram durante a pandemia, e algumas grandes empresas já sofreram com os ataques hackers, como a JBS, a Fleury e, agora, a Renner, apenas neste ano. 

De janeiro até junho de 2021, a Renner já investiu R$ 243 milhões em sistemas e equipamentos de tecnologia, bem mais do que os R$ 266 milhões investidos no ano passado.

A companhia ressaltou que faz uso de tecnologias e de padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e de sistemas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Renner (LREN3) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.