Eletromidia - ELMD3 - Divulgação

Resultados da Eletromidia (ELMD3) no 4T20 e em 2020

Na noite desta segunda-feira (29), após o fechamento de mercado, a Eletromidia (ELMD3) divulgou os resultados do 4T20 e do consolidado do ano de 2020. Este é o primeiro release de resultados após a abertura de mercado da companhia (IPO) em fevereiro deste ano.

Os números deste trimestre ainda seguem poluídos pelos efeitos não recorrentes da aquisição e incorporação da Elemidia, além de despesas relacionadas ao IPO e adequação da operação como empresa de capital aberto.

Como principal destaque positivo, está o crescimento no número total de painéis disponíveis em 4,2 por cento, chegando a 55 mil no total, mesmo em cenário de pandemia, com queda na circulação de pessoas e na audiência geral. Os números foram puxados principalmente pelo crescimento no segmento de elevadores em condomínios residenciais, ajudando a companhia a alcançar um crescimento de receita bruta de 1,1 por cento no 4T20, chegando a 121 milhões de reais. No ano a companhia obteve uma receita bruta de 310,3 milhões de reais, uma queda de 7,8 por cento na comparação com 2019, já com os números da Elemidia incorporados.

Já como destaques negativos tivemos:

i) Queda forte na margem bruta no trimestre de 59,6 por cento para 33,9 por cento, com lucro bruto atingindo apenas 36,1 milhões de reais contra 63,1 milhões de reais no 4T19. No consolidado do ano, o lucro bruto ficou em 88,8 milhões de reais, queda de 32,4 por cento, com margem de 33,1 por cento contra 44,4 por cento em 2019.

ii) Prejuízo líquido de 29,7 milhões de reais no ano de 2020, que teria sido maior caso não houvesse efeitos de amortização por ágio na aquisição da Elemidia e ajustes de contrato de prestação de serviços de partes relacionadas, encerradas com o IPO da companhia.

iii) Consumo de caixa líquido no trimestre de 41,1 milhões de reais, puxado sobretudo pelo grande aumento de endividamento, proveniente da emissão de debêntures para reforçar o caixa da companhia em período de pandemia e aquisição da Elemidia.

E Eu Com Isso?

Esperamos uma reação negativa no preço das ações da Eletromidia (ELMD3) no curto prazo, com os resultados ligeiramente acima do esperado em termos de receita líquida, mas rentabilidade bem abaixo das expectativas, com forte queda na margem bruta.

As ações da companhia estrearam no dia 17 de fevereiro a 17,50 reais por ação. No último pregão, as ações ELMD3 fecharam cotadas a 15,90 reais por ação, 9,14 por cento abaixo do preço de estreia.

A companhia está mais bem posicionada em relação a seus concorrentes no mercado de mídia Out Of Home (OOH – “Fora de Casa”), com incorporação de uma das principais concorrentes e capitalizada com a abertura de mercado.

Mas mesmo com posicionamento forte e ampliação no número de painéis, a rentabilidade apresentada mostra uma certa fragilidade do modelo de negócios, com a companhia necessitando revisar os contratos pressionando sua margem, além da dependência da circulação de pessoas em um cenário de publicidade online crescente, o que torna ainda mais desafiadora para a empresa com a pandemia ainda vigente.

Fica claro que os contratos nos segmentos de transportes são os mais rentáveis para a companhia, justamente a divisão mais afetada nesta pandemia pela restrição na circulação em transportes públicos. Com o ritmo de vacinação no país, ainda deve demorar uma retomada mais forte de receita e rentabilidade, podendo ainda seguir com mais alguns meses de queima de caixa.

Olhando pelo lado positivo, o setor de mídia OOH ainda é altamente pulverizado no país e com o avanço da digitalização dos painéis, a companhia tem uma possibilidade interessante de crescimento orgânico, além de realizar movimentos de aquisição de concorrentes menores e maior poder de barganha nos contratos pelo seu tamanho, com potencial para consolidar cada vez mais o mercado.

Apesar do baixo crescimento do setor em si, a Eletromidia ainda tem bastante espaço para se tornar o líder absoluto do segmento no país, suportando o seu crescimento por mais alguns anos à frente.

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