A Cosan (CSAN3), holding que possui em seu portfólio empresas como Raízen (RAIZ4), Rumo (RAIL3), Compass e Moove, divulgou seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021. Seus números vieram com um Ebitda recorde, impulsionado pelo desempenho do segmento Renováveis da Raízen.
Conforme detalhado na divulgação de seus resultados na semana passada, a Raízen também apresentou um Ebitda recorde, reflexo dos maiores preços de seus produtos no trimestre, principalmente o etanol, apesar da menor moagem de cana decorrente da quebra de safra ocorrida no país.
No segmento de açúcar da Raízen houve uma queda no Ebitda por conta da estratégia da companhia de reduzir o volume vendido neste momento para aumentar as vendas no segundo semestre da safra (entressafra), quando há um prêmio maior nos preços do produto. A queda do volume foi parcialmente compensada pelo forte aumento de preços.
Já no segmento de Marketing e Serviços, que engloba as operações de posto de combustível com a bandeira Shell, houve uma forte recuperação nos volumes, com números acima do período pré-pandemia.
O resultado da Compass teve um crescimento de 35% no Ebitda, alavancado pelo aumento no volume distribuído pela Comgás, maior companhia de gás natural encanado do país. O segmento comercial foi o que apresentou maior crescimento na demanda (+29%), reflexo da flexibilização das restrições comparado ao mesmo período do ano anterior.
Já no lado negativo do resultado, temos a queda de 19% e 12% do Ebitda de Rumo (RAIL3) e da Moove, respectivamente.
O resultado da Rumo veio abaixo das expectativas, por conta do menor volume de grãos transportado no período, consequência da quebra de safra do milho. Já a Moove teve uma queda de 26% no volume vendido em relação ao 3T20, trimestre com forte base de comparação.
E Eu Com Isso?
Como a Raízen (RAIZ4) e a Rumo (RAIL3) já haviam divulgado seus números na semana passada, o resultado de Cosan já era praticamente dado.
Apesar do bom resultado, principalmente da Raízen, as ações da Cosan (CSAN3) fecharam a sexta-feira com queda de 4%.
Acreditamos que essa queda é explicada pela alteração do guidance da Raízen, que foi revisado para baixo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—