A BR Distribuidora (BRDT3), maior distribuidora de combustíveis do país, divulgou na noite desta terça-feira (10) seu resultado referente ao segundo trimestre deste ano.
As medidas implementadas de ganho de eficiência na empresa começam a dar cada vez mais resultados, mesmo em um trimestre ainda afetado pelas medidas restritivas decorrentes da pandemia.
O volume total de vendas foi de 8,859 milhões de m³, um aumento de 13,3% contra o 2T20 (pior momento da pandemia) e uma queda de 5,1% contra o 1T21, em função, principalmente, de menores volumes de vendas em aviação (-22,5%) e coque (-68,7%) afetadas pelas medidas restritivas e pela sazonalidade típica do setor de aviação.
Mesmo com a queda no volume, a receita líquida totalizou R$ 29 bilhões no trimestre, um crescimento de 11,1% em relação ao 1T21.
Já o lucro bruto teve uma queda de 32%, fechando o trimestre com uma margem bruta de 4,4%, abaixo dos 7,2% do 1T21, por conta de menores margens médias de comercialização no segmento de Rede de Postos e pelos menores ganhos com estoques de produtos nesse período.
O Ebitda ajustado da companhia no trimestre foi de R$ 1 bilhão, com uma margem Ebitda/m³ de R$ 115. Normalizando o resultado por efeitos não recorrentes, a margem é de R$ 100 por m³, sendo a maior margem Ebitda normalizada de um segundo trimestre na história da empresa, fruto das medidas adotadas pela companhia para ganho de eficiência.
Além disso, a alavancagem medida pela relação dívida líquida/Ebitda subiu para 1,4 vezes, com a dívida líquida atingindo 6,6 bilhões por conta principalmente do pagamento de dividendos no valor de R$ 1,1 bilhão efetuados em abril, patamar ainda muito saudável para a empresa.
E Eu Com Isso?
Esperamos um impacto positivo nas ações da empresa no curto prazo (BRDT3), à medida que a empresa segue seus projetos de ganho de eficiência e melhora de margens, já atingindo a melhor margem Ebitda/m³ normalizada para um segundo trimestre de sua história e com a forte distribuição de proventos a seus acionistas, tornando a ação mais atrativa.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—