irb eeci

Resultado do IRB

A empresa de resseguros IRB Brasil RE (IRBR3) divulgou na noite da última sexta-feira (28) seus números referentes ao segundo trimestre de 2020. Devido aos vários escândalos recentes envolvendo a companhia, o resultado, assim como durante o 1T20, permaneceu como um dos mais aguardado de toda a temporada de balanços diante da expectativa sobre como a nova gestão encararia a questão.

A nova gestão deu bons sinais de melhora de governança corporativa e transparência – diante da evidência de irregularidades constatadas, a companhia já havia apresentado uma nova versão de suas demonstrações financeiras de 2019 durante a apresentação de seu 1T20.

O prejuízo líquido de 685,1 milhões de reais ante lucro 397,5 milhões no mesmo período do ano passado, já considerando os novos números apresentados pela companhia referentes a 2019, foi um dos principais destaques negativos. O prejuízo líquido se deu principalmente à sinistralidade bem acima do esperado.

De abril a junho, os prêmios emitidos somaram 2,54 bilhões de reais, avanço de 8 por cento ano a ano, abaixo do crescimento esperado (guidance), que era de 20 por cento a 27 por cento.

Depois de confirmar a fraude nas reservas técnicas, a companhia está fazendo o necessário para arrumar a casa e o aumento de capital para cobrir o rombo de 2,1 bilhões de reais, referente à investigação da Susep, foi bem sucedido. No entanto, acreditamos que o resultado líquido do IRB veio bastante pior do que o esperado pelo mercado. Com isso, esperamos que as ações tenham um dia de ajuste negativo.

Ressaltamos a importância de aguardarmos pela reprodução da teleconferência com analistas e investidores prevista para esta manhã de segunda-feira (31/ago), às 11:30 horas. Esperamos que a nova diretoria se mantenha mais transparente e disposta a responder as dezenas de perguntas que certamente ocorrerão. As eventuais novidades e falas dos executivos durante a teleconferência devem causar bastante volatilidade nas ações durante o pregão.

Relembrando, o resultado do primeiro trimestre divulgado no dia 29 de junho também veio abaixo do esperado e a teleconferência com analistas e investidores na tarde do dia 30 de junho evidenciou o longo caminho a ser percorrido até a recuperação da companhia.

A capitalização melhora um pouco a visibilidade sobre os próximos passos da companhia, mas continuamos enxergando as ações de IRB Brasil (IRBR3) como muito arriscadas, ainda que o recuo no preço das ações que atingiu 80 por cento no ano (ante queda de 12 por cento do Ibovespa) possa à primeira vista passar a impressão de que as ações estejam atrativas.

Na última semana, a queda das ações IRBR3 se deu após a divulgação de uma nova carta da Squadra. Publicada no dia 21/ago, além de uma retrospectiva completa do primeiro semestre, a gestora recapitulou uma das suas principais teses de investimento do período – a posição vendida (short) nas ações do IRB. Além dos devidos esclarecimentos, foi afirmado que ainda é mantida a posição vendida em IRBR3. 

A companhia continua líder de mercado, com quase 40 por cento de market share. Porém, o grande problema de IRB Brasil não é apenas operacional, mas reputacional e quebra da confiança é uma ferida que pode demorar a cicatrizar. 

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: IRB Brasil RE (IRBR3): Juíza nega pedido para reconsiderar comprovação de 1 bilhão de reais.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Artigos

Será que a Selic sobe?

A primeira reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de 2021 será na semana que vem. A reunião começa na terça-feira (19), mas

Read More »
MRV - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Prévia da MRV & CO. (MRVE3)

Na noite desta quinta-feira (14), a MRV & CO (MRVE3), maior construtora do país e antes denominada MRV Engenharia, divulgou sua prévia operacional do 4T20,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel