BTG Pactual - BPAC11 - Levante Investimentos (II)

Resultado do BTG Pactual (BPAC11) do 1T21

O BTG Pactual divulgou nesta terça-feira (11, antes da abertura do mercado, seu resultado do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram bons e acima das expectativas, apresentando forte crescimento anual tanto de receita quanto de lucro,

O lucro líquido em 1T21 veio em 1,3 bilhões de reais, um crescimento de 53 por cento na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, porém uma leve queda de 4 por cento em relação ao 4T20. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) recorrente foi de 16,8 por cento, um ganho considerável em relação aos 14,5 por cento apresentados em 1T20.

A receita do banco BTG foi de 2,8 bilhões de reais no trimestre, um crescimento anual de 84 por cento, o forte crescimento pode ser atribuído a uma performance fraca do mesmo trimestre do ano anterior, no início da pandemia. Na comparação com o trimestre anterior, as receitas vieram praticamente estáveis, com leve queda de 1 por cento.

A principal linha de receita da companhia, Sales and Trading, teve um crescimento anual de 78 por cento atingindo 811 milhões de reais no trimestre, reflexo de uma forte atividade dos clientes e boa performance da mesa de crédito.

A carteira de crédito do banco destinada a empresas seguiu a tendência vista ao longo de 2020 e continuou sua expansão, atingindo 80,4 bilhões de reais, um aumento de 9,2 por cento em relação ao 4T20.

A área de investment banking apresentou forte crescimento de 156 por cento no ano, atingindo 515 milhões de reais no trimestre e representando uma queda de 6 por cento em relação ao trimestre anterior. Crescimento atribuído principalmente a parte de fusões e aquisições que fez parte 13 negociações em 1T21, 8 a mais do que no 1T20.

As despesas operacionais tiveram um aumento anual de 84 por cento no trimestre, atingindo 1,2 bilhão de reais na comparação com o trimestre anterior, as despesas foram 16 por cento maiores. O número foi fortemente impactado pelo aumento anual em 420 por cento nos bônus para funcionários.

E Eu Com Isso?

O resultado foi acima do esperado, com o banco sendo capaz de manter níveis de receita e lucro próximos aos vistos no final de 2020, um dos resultados mais fortes da companhia até aqui. Esperamos que os números tenham impacto positivo no preço das ações do BTG Pactual (BPAC11) no curto-prazo.

Um dos destaques foi a captação de novos recursos (net new money) que totalizou 75,9 bilhões de reais nas áreas de Wealth e Asset Management.

Ativos sob custódia (AuC) e os ativos sob gestão (AuM) somados apresentaram um crescimento de 67,4 por cento atingindo 450 bilhões de reais, já as fortunas sob gestão (WuM) quase dobraram em relação ao ano anterior, atingindo 317 bilhões de reais no trimestre. As receitas com Asset Management e Wealth Management apresentaram crescimento anual de 24 e 74 por cento respectivamente.

Ao que tudo indica, o BTG enxerga grandes oportunidades de crescimento no varejo, tanto alta renda, quanto no segmento de classe média. Com o lançamento de forma abrangente em Janeiro, o BTG+, banco digital de varejo do BTG, tem como público-alvo uma classe média alta, com altas expectativas com relação a seu plano premium com mensalidade de 29,90 reais e serviços como ferramentas para gestão financeira e acesso a conteúdo da “Exame”, veículo de mídia do banco.

Enquanto isso, o BTG também decidiu comprar a parcela da Caixa Econômica Federal no Banco Pan (BPAN4), adquirindo assim controle do banco. O banco Pan tem focado seus esforços em desenvolver um portfólio de serviços completos para inclusão financeira das camadas de mais baixa renda da população.

Os bancos digitais têm ganhado destaque no mercado tanto pelas valuations quanto por seu crescimento. O Nubank foi avaliado em mais de 130 bilhões de reais em sua última rodada de investimentos, valor superior ao próprio BTG e ao Banco do Brasil. Além disso, tanto o Banco Inter (BIDI11) quanto o Next (banco digital do Bradesco) apresentaram crescimento acima de 100 por cento no número de clientes em 2020.

O principal catalisador para as ações do BTG Pactual (BPAC11) está na maior visibilidade quanto a performance do BTG+, apesar do forte resultado, a falta de visibilidade quanto aos indicadores operacionais do banco digital foi uma leve decepção. Acreditamos que durante a teleconferência de resultados às 11:00 desta terça feira (11) deve trazer mais dados podendo impactar o preço das ações no curto-prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Oi faz acordo com BTG.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom endurece o jogo

O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), a Ata da reunião de número 239 do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada nos dias 15

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Tributação de dividendos

O ministério da Economia bateu o martelo sobre a proposta de tributação de dividendos, a ser enviada dentro das alterações no sistema tributário de renda,

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Google investigado na Europa

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste para avaliar se o Google (GOOG) violou as regras de concorrência da União Europeia ao favorecer seus

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel