A Vivara (VIVA3) divulgou seus números referentes ao primeiro trimestre de 2021 na noite de sexta-feira (14), após o fechamento do mercado. Os resultados foram mais contidos, ainda prejudicados pelo impacto do fechamento dos shopping centers no trimestre, onde a companhia possui a maior parte de suas lojas.
A companhia apresentou expansão em suas vendas no conceito mesmas lojas (em inglês, Same Store Sales, métrica conhecida como SSS), registrando alta de 2,5 por cento no trimestre ante uma queda de 7,4 por cento registrada no mesmo período do ano anterior.
O destaque positivo ficou com o e-commerce, responsável por impulsionar a linha de receita bruta, que cresceu em 3,6 por cento em comparação ao 1T20. As vendas digitais contribuíram com uma alta de 160,2 por cento no período, compensando as quedas em vendas nas demais linhas. Dessa forma, sua receita líquida avançou em 5,6 por cento no ano contra ano, totalizando 217,7 milhões de reais. As vendas digitais representaram 21,4 por cento da receita líquida no 1T21
Sua margem bruta recuou 1,0 ponto percentual na comparação anual, registrando 65,5 por cento no período. A queda ocorreu principalmente devido a um maior nível de perdas de estoque motivadas pelo maior volume de produtos para derretimento, além dos ajustes de produção da linha Life.
A companhia optou por manter seus projetos estruturais e investimento em marketing no período, mesmo com seu desempenho afetado pela redução de funcionamento dos shopping centers.
Dessa forma, sua linha de despesas operacionais avançou em 6,9 por cento no ano contra ano, registrando 117,5 milhões de reais. Essa decisão estratégica impactou o Ebitda ajustado (métrica de geração de caixa operacional) reportado, que apresentou recuo de 65 por cento no ano contra ano, totalizando 10,5 milhões de reais no trimestre, abaixo das expectativas.
Seu lucro líquido ainda contraiu em 79,4 por cento no ano contra ano, totalizando 3,9 milhões de reais no trimestre, fortemente impactado pelo fechamento das operações ao longo do período.
A companhia ainda mantém uma sólida posição de caixa líquido de 325,6 milhões de reais e realizou investimentos no trimestre que totalizaram 12,9 milhões de reais, um recuo de 8,7 por cento em comparação ao mesmo período do ano anterior devido à redução no volume de reformas e na abertura de novas lojas, além de aumento nos investimentos da fábrica.
E Eu Com Isso?
A companhia apresentou resultados mais modestos, ainda se recuperando dos impactos do aumento das medidas restritivas no trimestre. Dessa forma, esperamos um impacto levemente negativo no preço de suas ações (VIVA3) no curto prazo.
Para o 2T21, mantemos uma perspectiva positiva, conforme são reabertas as lojas da companhia, ocorrendo assim sua gradual recuperação em vendas. A companhia adiantou seus números referentes a abril, cuja receita líquida atingiu 92 por cento da receita de abril de 2019 e crescimento de 272 por cento em relação a abril de 2020. Em relação a maio, a companhia reportou que, até o dia 12, a receita cresceu 16 por cento em relação a maio de 2019 e 269 por cento quando comparado a maio de 2020, movimentos que reforçam seus sinais de recuperação.
Como principais catalisadores para a ação de VIVA3, elencamos a retomada da inauguração de novas lojas, a expansão do seu canal digital e a recuperação em vendas em shopping centers.
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