Porto Seguro - PSSA3 - Levante Investimentos

Resultado da Porto Seguro (PSSA3) do 1T21

Na manhã desta segunda-feira (03), antes da abertura do mercado, a Porto Seguro (PSSA3) divulgou seu resultado do primeiro trimestre de 2021. O resultado veio bom e em linha com o esperado, apresentando sólido crescimento de receita e lucro.

A companhia apresentou uma receita total de 4,85 bilhões de reais, um resultado 6,8 por cento melhor do que no primeiro trimestre do ano passado. Apesar do bom resultado, o aumento nas despesas e provisões técnicas fez com que a companhia atingisse resultado operacional de 369,4 milhões de reais, 12,3 por cento pior do que no mesmo trimestre do ano anterior.

O resultado operacional menor foi compensado por um resultado financeiro de 193,7 milhões de reais, revertendo um prejuízo de 1,5 milhões no 1T20. O retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) foi de 2,36 por cento no período (equivalente a 488 por cento do CDI no período).

Com isso, a Porto obteve um lucro líquido de 296,6 milhões de reais, 29,9 por cento superior ao resultado do primeiro trimestre de 2020, além de um aumento no retorno sobre patrimônio líquido (ROE) de 2,4 pontos percentuais no mesmo período, atingindo 14,7%

Na vertical de seguros, que representa 70 por cento da receita da companhia, a companhia obteve um aumento de 6,6 por cento nas receitas e 11,1 na comparação anual, atingindo 3,39 bilhões de reais e 146,6 milhões de reais respectivamente. Resultado impulsionado por uma melhora de 2,1 pontos percentuais na sinistralidade, resultando em 50,5 por cento, e melhor controle de custos.

E Eu Com Isso?

O resultado da Porto Seguro veio em linha com as expectativas do mercado, apesar da melhora em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Dessa forma, esperamos um impacto levemente negativo no preço das ações da companhia (PSSA3) no curto prazo, considerando a valorização de mais de 17 por cento nos últimos 2 meses, o que pode resultar num movimento de realização de lucros.

Além da parte de seguros, destacamos o bom resultado na vertical de negócios financeiros, segunda maior da companhia, que apresentou crescimento de 6,6 por cento em receita, atingindo 774 milhões de reais, e crescimento de 9,7 por cento no lucro líquido, atingindo 100,9 milhões de reais. O resultado foi positivamente impactado por um aumento de 29 por cento na carteira de crédito, atingindo 10,4 bilhões de reais e uma redução de 0,8 ponto percentual na inadimplência, chegando a 4,0 por cento.

Para a Porto Seguro (PSSA3) esperamos que novas parcerias sejam um potencial catalisador para a companhia, utilizando a força de sua marca atrair parceiros e expandir não só os serviços a serem oferecidos a sua larga base de clientes bem como diversificando suas fontes de receitas adquirindo participações como fez com a Petlove recentemente, adentrando o mercado de seguros e serviços para animais de estimação.

Mesmo com o resultado em linha com as expectativas, acreditamos que a teleconferência de resultados na quarta-feira (5) às 11:00, deve ter impactos mais significativos no preço das ações, uma vez que há expectativa que a companhia de mais visibilidade quanto a novas áreas de negócios que possa entrar. O CEO da companhia já vinha guiando o mercado que o principal ativo da companhia é o reconhecimento da marca Porto Seguro e que pretende usar isso para entrar em novos mercados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Porto Seguro (PSSA3) compra Petlove.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Até onde os juros podem subir?

Será uma surpresa gigantesca se o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciar outra decisão nesta quarta-feira (04) a não ser uma elevação de 100 pontos-base

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que

Read More »
Levante Ideias - XP Investimentos
E eu com isso

Resultados da XP do 2T21

A XP Inc (XP) apresentou, nesta terça-feira (03), após o fechamento do mercado, os seus resultados do segundo trimestre de 2021. A companhia já havia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.