A Méliuz (CASH3) reportou nesta segunda-feira (17), seu resultado do primeiro trimestre de 2021, o segundo após a abertura de capital, realizada em novembro de 2020. A companhia apresentou sólido crescimento de receita, porém o principal destaque fica por conta do potencial das aquisições.
A companhia atingiu um valor total transacionado (GMV) em sua plataforma de 844 milhões de reais, 93 por cento maior na comparação anual, e atingiu 2,9 bilhões de reais nos últimos 12 meses. Já na parte de serviços financeiros, o valor total transacionado (TPV) pelos cartões da companhia atingiu 607 milhões de reais, 7,5 vezes mais do que os 80 milhões no 1T20.
A companhia apresentou uma receita de 51,8 milhões de reais, 64 por cento maior na comparação anual, sendo 42,7 milhões vindas do marketplace (crescimento anual de 41 por cento) e 9,1 milhões de reais de serviços financeiros (6,5x mais do que em 120).
Do lado das despesas, o que mais chamou a atenção foi o gasto com marketing, que saltou de 0,3 milhões em 1T20 para 7,0 milhões em 1T21, com o objetivo de sustentar o crescimento acelerado da companhia, porém resultando em uma queda da margem Ebitda ajustado de 30,6 por cento, para 14,7 por cento no mesmo período, atingindo 7,6 milhões de reais.
Por fim, a companhia apresentou um lucro líquido de 3,0 milhões de reais, pouco menos da metade do lucro em 1T20 de 6,2 milhões, resultado da maior intensidade dos gastos com marketing e despesas para a aquisição de outras empresas.
Em 2020 a receita da companhia totalizou 125,4 milhões, se acrescentarmos o resultado de 2020 de todas as 5 companhias adquiridas individualmente, a receita teria vindo 206,7 milhões de reais, evidenciando o potencial de crescimento da companhia para 2021.
E Eu Com Isso?
O resultado apresentou números levemente abaixo das expectativas, porém com destaque para indicadores operacionais fortes, mostrando o potencial das companhias recém adquiridas, por isso esperamos impacto levemente positivo no preço das ações da companhia no curto prazo.
A companhia obteve 16,4 milhões de novas contas abertas no trimestre, representando um aumento de 73 por cento em relação ao 1T20. Além disso, a base de usuários ativos nos últimos 12 meses atingiu 7,1 milhões de usuários, número 226 por cento superior ao mesmo trimestre do ano passado.
Na parte de serviços financeiros, a companhia atingiu 1,4 milhões de solicitações por cartões no trimestre, atingindo 4,5 milhões desde o início. Além disso, a companhia lançou um marketplace de crédito, onde os consumidores podem comparar as ofertas de crédito de diversas instituições e escolher o melhor para elas, modelo de negócios já existente em outros países, com empresas como a Funding Circle (Reino Unido) e Fundera (EUA).
Como a companhia já havia divulgado em seu IPO, metade dos recursos captados serão destinados para aquisições de empresas de tecnologia e complementares ao ecossistema da Méliuz. Até aqui, a companhia já adquiriu: i) Acesso Bank (aquisição feita em maio, pendente aprovação), fintech especializada em soluções de pagamentos e plataforma “banking as a service”; ii) Promobit, rede social focada em troca de ofertas e descontos entre usuários; iii) Melhor Plano, companhia que compara planos de telefonia e internet e que recentemente entrou em serviços financeiros; e por último iv) Picodi, plataforma de cupons com presença em mais de 44 países, dando início a expansão internacional da companhia.
Acreditamos que o principal catalisador para a companhia seja a continuação da execução de sua estratégia de aquisições, além do lançamento de novos produtos, como fez com o marketplace de crédito neste trimestre. O segmento de atuação vem chamando a atenção do mercado, com bancos digitais intensificando ofertas do tipo, atrelado a pontos de seus cartões de crédito.
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