Levante Ideias - Engie-Div

Resultado da Engie (EGIE3) do 1T21

A Engie (EGIE3) apresentou nesta quarta-feira (5), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. A companhia apresentou bons números em linha com o esperado, com destaque para o resultado da TAG.

A receita operacional líquida avançou em 25,3 por cento no ano contra ano, registrando 3,3 bilhões de reais no 1T21. A expansão da linha foi impulsionada principalmente devido ao desenvolvimento dos projetos de transmissão Gralha Azul e Novo Estado, com o primeiro atingindo 83,0 por cento de avanço de obra e o segundo atingindo 69,0 por cento. Dessa forma, as previsões de entrada em operação permanecem inalteradas para setembro e dezembro de 2021, respectivamente.

O volume de energia vendida recuou em 3,0 por cento no trimestre, registrando 4,2 bilhões de MW, ainda como consequência do impacto da pandemia. O preço líquido médio de venda avançou em 6,7 por cento, em compensação, registrando 205,13 reais por MWh no primeiro trimestre.

O Ebitda, métrica de geração de caixa operacional, avançou em 30,5 por cento, acima das expectativas, totalizando 1,7 bilhões de reais no trimestre. A linha foi beneficiada por um melhor controle de despesas operacionais, além da contabilização de um ganho adicional de 52,0 milhões de reais relacionado ao GSF (medida de risco hidrológico) no trimestre, tendo a maior parte deste sendo reconhecida no 4T20.

Seu lucro líquido cresceu em 3,3 por cento, registrando 529 milhões de reais no trimestre, levemente abaixo das expectativas. A linha foi prejudicada por um pior resultado financeiro, que refletiu a correção das concessões pelo IGP-M, além de uma maior alavancagem.

O resultado de equivalência patrimonial da TAG ainda contribui positivamente para os números da Engie, tendo avançado 69,9 por cento no ano contra ano, contribuindo com 175 milhões de reais no trimestre. A variação positiva foi consequência da atualização das tarifas de transporte de gás, em grande parte pelo IGP-M, e também devido à variação cambial sobre um dos contratos de transporte de gás.

E Eu Com Isso?

A Engie apresentou um resultado sólido, em linha com o esperado, com destaque para o resultado da TAG. Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações (EGIE3) da companhia para o curto prazo.

A companhia vem adotando uma estratégia global de descarbonização de seus ativos, em linha com os fatores ASG (Ambiental, Social e Governança). Assim, a Engie retomou em março de 2021 o processo de venda da totalidade das ações da Usina Termelétrica Pampa Sul (345 MW de capacidade instalada). Ela também concedeu à FRAM Capital o direito de exclusividade por 120 dias, a partir de 25 de fevereiro de 2021, para realização de due diligence sobre a alienação do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.

Ela ainda reiterou a manutenção da previsão de seus investimentos da ordem de 3,6 bilhões de reais para o ano de 2021, de modo a intensificar a transição energética para uma economia neutra em carbono. Além disso, também pretende fortalecer sua atuação em projetos de transmissão de energia.

Com estes investimentos no radar, a Engie apresentou um avanço de 19,4 por cento em sua dívida líquida, encerrando o trimestre com 13,2 milhões de reais, mantendo a relação dívida líquida sobre Ebitda a um patamar confortável de 2,0 vezes.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Expansão da Engie.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.