Levante Ideias - Bolsonaro e Guedes

Renda Brasil descartado

O presidente Jair Bolsonaro, por meio das suas redes sociais nesta terça (15), anunciou que desistiu de criar o programa Renda Brasil neste mandato e, portanto, vai manter o Bolsa Família.

Em vídeo mais enérgico, o presidente desautorizou, mais uma vez, a proposta da equipe econômica para compensar os gastos com o novo programa. Dessa vez, a ideia era congelar salários de aposentados e pensionistas. Insatisfeito com a medida, que seria impopular, Bolsonaro insinuou que quem lhe apresentasse tal projeto seria demitido – “cartão vermelho”.

Como comentei ontem mesmo, a ideia envolvendo o congelamento de benefícios previdenciários era uma ideia estudada pela equipe de Paulo Guedes e havia sido adiantada pelo secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues. Ressaltei a necessidade de aprovação do presidente para o projeto continuar, o que não aconteceu, muito pelo contrário. A comunicação falha foi a gota d’água para o presidente, que resolveu arquivar, de vez, o Renda Brasil, na falta de soluções viáveis de financiamento.

Importante notar alguns aspectos desse novo capítulo envolvendo atritos entre o Planalto e o ministério da Economia. O primeiro deles deve se referir ao potencial prejuízo para a economia, em 2021, na falta de um auxílio para a população mais vulnerável. Com o fim do auxílio datado para dezembro e a não continuidade, espera-se uma revisão para baixo das projeções de PIB para o ano que vem.

Em seguida, mais uma vez o ministério da Economia foi desautorizado. Apesar do cartão vermelho não ter sido, de fato, para Paulo Guedes (o recado foi, na verdade, para Waldery Rodrigues – que, inclusive, tem clima para sua permanência no governo bastante comprometida), as negativas do presidente demonstram que, ao contrário do que se viu, o “Posto Ipiranga” tem cada vez menos autonomia. O ministro tendo menos força, a agenda econômica liberal é esvaziada. Ao menos, o aparente conflito do Renda Brasil com o teto de gastos, para 2021, está pacificado, mas não é exatamente uma vitória no atual contexto.

No dia de ontem, O Ibovespa acabou minimizando seus ganhos – descolando do exterior – e o dólar e DI futuros apresentaram altas, em função do político. O desgaste entre as partes deixa os investidores mais apreensivos e o aumento das incertezas envolvendo o futuro fiscal do país. Para o pregão de hoje, os efeitos já devem ser bem menos sentidos, com outras notícias sobrepostas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.