Levante Ideias - Senado

Reforma tributária do Senado

A comissão mista da reforma tributária deve entregar um parecer no mês de março, agora que se reformulou o caminho e o cronograma de tramitação da proposta. Segundo acordo entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o texto deve iniciar sua tramitação na Casa Alta do Congresso Nacional e, em seguida, passar pela Câmara dos Deputados.

Nesse contexto, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da proposta na comissão mista, deve retomar os trabalhos para entregar um novo parecer, privilegiando as mudanças contidas na PEC 110/2019, do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), e incorporando as medidas apresentadas pelo governo federal. De acordo com Rocha, seria possível votar em plenário um texto definitivo sobre a reforma tributária em meados de abril. Assim, a Câmara receberia o texto em maio, poderia usar de até três meses para deliberar sobre o assunto e aprovar um texto – com o mesmo conteúdo, sendo automaticamente sancionado, ou com alterações, fazendo com que a matéria voltasse ao Senado para a palavra final e aprovação, segundo Rocha, “no máximo até outubro, como estabelecido pelos presidentes da Câmara e Senado”.

A nova estratégia de tramitação também escanteia o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que seria o relator da proposta oficial da reforma tributária na Câmara – a PEC 45/2019, de autoria do tributarista Bernard Appy.

E Eu Com Isso?

A mudança na tramitação da reforma tributária tem cunho mais político, uma vez que os textos da PEC 45 e da PEC 110 são parecidos. Ao optarem pela proposta do Senado Federal, os novos presidentes da Câmara e do Senado desfazem todo o trabalho exercido por Rodrigo Maia, na última legislatura, envolvendo a PEC 45.

Para o mercado brasileiro, não há grandes impactos negativos – pelo contrário, caso a reforma, de fato, avance deve haver uma renovação de ânimos com relação ao crescimento e à produtividade do País. Nosso cenário-base, porém, prevê uma tramitação mais prolongada da reforma tributária, em que o texto será discutido e eventualmente aprovado no Senado, mas sem que seja possível aprová-lo na íntegra ainda neste ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre o assunto: Reforma tributária só em 2021.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.