reforma da previdência

Reforma administrativa não é prioridade para 2020

Reforma administrativa não é prioridade para 2020

A mensagem presidencial que foi entregue pelo presidente Bolsonaro para o Congresso, nesta segunda-feira (3), acabou não mencionando a reforma administrativa. A intenção da lista era transmitir aos deputados e senadores quais são os temas prioritários do governo para 2020. Na mensagem, Bolsonaro defendeu a necessidade de votação dos projetos de privatizações da Eletrobras, do programa Verde-Amarelo, da reforma tributária e da independência fiscal, entre outras medidas.

Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, responsável por ir entregar a mensagem de Bolsonaro, a reforma administrativa está “no contexto de que nós continuaremos reformando o Brasil”. Em outras palavras, o ministro acabou desconversando sobre a reforma – que já está atrasada e cujo texto final ainda não chegou às Casas Legislativas.

A ausência da reforma administrativa no texto pode nos trazer algumas conclusões. A primeira delas, a mais óbvia, é que o governo e o Congresso estão mais inclinados a trabalhar pela reforma tributária em primeiro lugar. A segunda é que, como já mencionei no início desse ano, a reforma administrativa deve ficar para, no mínimo, 2021. Assim, o governo terá até mais tempo para negociar mudanças sobre servidores e outras classes que apresentam resistências em relação ao projeto.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo pode conceder subsídio da conta de luz para igrejas

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.