Levante Ideias - Câmara dos Deputados

Recesso e reforma tributária

A entrega da segunda fase da reforma tributária movimentou o mercado na última sexta-feira (25), mas também repercutiu entre deputados e senadores – principalmente, no que se refere ao cronograma pré-estabelecido pelo presidente da Câmara dos Deputados.

No fim da semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), definiu os relatores da reforma tributária, seguindo com seu objetivo de votar pelo menos as mudanças sobre o Imposto de Renda antes do recesso parlamentar, marcado para o dia 17 de julho.

O PL encaminhado na sexta será relatado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA) e o PL da Contribuição sobre Bens e Serviços – a partir da união do PIS e do Cofins – ficará sob responsabilidade do deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP).

Ambos os escolhidos têm boa relação com Lira e boa parte dos deputados, o que facilitaria a tramitação acelerada.

No entanto, frente à reação do mercado com a segunda fase da reforma, parte dos congressistas já cogita tomar mais tempo com o período de discussões acerca do texto, o que inviabilizaria qualquer votação antes de agosto.

Lembrando que o acordo feito entre Câmara e Senado era de aprovação das matérias de reforma tributária ainda neste ano, após fatiamento das propostas, mas as discussões na outra Casa seguem em banho-maria.

Outro empecilho à aprovação do texto sobre modificações no IR é o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2022, que precisa ser aprovado no Congresso Nacional para que haja recesso parlamentar.

Como a vontade de deputados e senadores é de, efetivamente, realizar um recesso, a LDO deve tomar tempo e espaço da agenda legislativa nestas próximas três semanas.

E Eu Com Isso?

Com alguns ruídos advindos da entrega da última sexta, fica ainda mais difícil uma aprovação célere das modificações no segmento de renda dos tributos.

Nesse sentido, continuamos com o nosso cenário-base – de avanços pontuais nessa matéria – apenas no segundo semestre deste ano.

Um bom termômetro para confirmar essa tendência será eventuais manifestações dos relatores indicados, dando a tônica do ritmo sobre as discussões dos projetos de reforma tributária na Câmara.

Fique atento aos novos desdobramentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O impacto da reforma tributária.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.