Levante Ideias - Aeroporto

Questionamentos na revisão do edital do aeroporto Santos Dumont

Segundo veículos de comunicação, o Estado e a prefeitura do Rio de Janeiro vêm, desde o ano passado, pressionando o governo para alterar o edital do leilão do aeroporto de Santos Dumont (RJ). A justificativa seria de que os novos investimentos no ativo prejudicariam a operação do Galeão, outro aeroporto do Estado.

Desse modo, para evitar que a demanda deste seja afetada, as autoridades fluminenses pedem que sejam incluídas restrições ao Santos Dumont na revisão do edital.

Essa possível revisão, no entanto, tem gerado questionamentos no Estado de São Paulo. Este argumenta que tal proteção ao Galeão poderá beneficiar o aeroporto do Rio de Janeiro, mas impactar negativamente seu concorrente direto nos voos internacionais em São Paulo, o aeroporto de Guarulhos. Além disso, tal prática ainda geraria um precedente no mercado, o que poderia desencadear em novas disputas no setor.

Até hoje, o posicionamento nesse tipo de situação era de que o risco de demanda de passageiros é um problema das concessionárias, com esta tendo sido a postura no embate entre Confins e Pampulha (MG) e nos questionamentos das concessões paulistas em relação à possibilidade de um quarto aeroporto no Estado. Dessa forma, caso seja criada uma proteção neste caso, abre-se margem para pleitos de outros grupos.

Apesar dos questionamentos – e motivado por ameaças de judicialização do projeto -, o governo federal aceitou negociar ajustes no edital por meio de um grupo de trabalho, cujo primeiro encontro está previsto para esta quarta-feira (19). A concessionária de Guarulhos também solicitou ser envolvida no processo, de modo a contribuir para que a solução resultante deste não gere uma assimetria concorrencial entre os envolvidos.

E Eu Com Isso?

Conforme destacado na matéria, as decisões relativas à proteção de demanda podem impactar a atratividade de futuros leilões e inclusive criar precedentes perigosos para operações aeroportuárias existentes. A CCR (CCRO3) e a Ecorodovias (ECOR3) são empresas interessadas nesses leilões. Portanto, vale monitorar essas discussões para determinar se as condições serão atrativas para participação dessas empresas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: CCR assume os dois aeroportos de Belo Horizonte.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.