Levante Ideias - Gráfico com Dinheiro

Qual é o risco da inflação?

Inflação no Brasil é um assunto sério. Na maioria dos países, desenvolvidos ou nem tanto, a inflação é um fenômeno monetário que é resolvido com as ferramentas de sempre. A contração da política monetária pelo Banco Central e a redução dos gastos do governo pela Secretaria do Tesouro – sejam quais forem as denominações locais. Por aqui não é tão simples. Apesar de quase três décadas de uma economia relativamente estável, a estrutura de indexação permanece praticamente inalterada. Basta olhar qualquer contrato de mais longo prazo, como a compra de um imóvel ou um aluguel e você verá algum índice de inflação. O mesmo raciocínio vale para benefícios do INSS, custos de concessão dos serviços públicos e muitos outros exemplos.

Por isso, o investidor deveria, prudentemente, prestar atenção ao comportamento recente das expectativas, expressas nos contratos de juros futuros. Na sexta-feira (14) as taxas dos contratos que vencem em janeiro de 2022 eram de 4,985 por cento ao ano. Os contratos de janeiro de 2023 estavam em 6,815 por cento ao ano. No entanto, a edição mais recente do Relatório Focus, divulgada pelo BC nesta segunda-feira, indicava uma Selic a 6,50 por cento no fim de 2022. Ainda que aparentemente pequena, essa é uma diferença relevante quando se trata do mercado de juros, onde as margens são estreitas.

Se é um exagero dizer que há motivos para alarme, é possível afirmar que há boas razões para permanecermos atentos. A divulgação do IGP-10 pela Fundação Getulio Vargas nesta segunda-feira mostrou uma aceleração dos preços das matérias-primas no início de maio. Insumos mais caros representam custos mais elevados dos produtos acabados, e uma pressão potencial sobre os preços ao longo dos próximos meses.

O que fazer? Decisões sobre política monetária cabem aos bancos centrais. Em uma economia ainda fechada e oligopolizada como a brasileira, o repasse aos preços finais é dado como certo. Por isso, ao definir sua estratégia, o investidor tem de ficar atento às variáveis dos índices de inflação, das taxas de juros e das cotações do câmbio. Elas terão uma importância maior nos movimentos de mercado.

Relatório Focus

A edição mais recente do relatório Focus mostra uma elevação dos prognósticos dos investidores para a inflação e para o Produto Interno Bruto (PIB). A inflação projetada pelo IPCA avançou para 5,15 por cento, ante 5,06 por cento da semana anterior. E as projeções para o PIB também melhoraram. Agora, a estimativa é de um crescimento de 3,45 por cento ante 3,21 por cento da semana anterior. Já a projeção para a taxa de câmbio no fim do ano retrocedeu para 5,30 reais, ante os 5,35 reais da semana anterior e os 5,40 reais de há quatro semanas.

Indicadores

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) acelerou para 3,24 por cento em maio ante 1,58 por cento em abril. O índice acumula alta de 12,70 por cento no ano e de 35,91 por cento em 12 meses. Em maio de 2020, o índice variara 0,07 por cento e acumulava elevação de 6,07 por cento em 12 meses. A causa foi a alta de 7,66 por cento nos preços das matérias-primas, após uma queda de 0,30 por cento em abril. Com isso, os preços no atacado avançaram 4,20 por cento em maio ante 1,79 por cento em abril.

E Eu Com Isso?

A segunda-feira começa com uma leve baixa nos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500, devido à expectativa com relação à ata do Federal Open Market Committee (Fomc), equivalente americano do Copom, que deverá indicar qual será a atuação do Federal Reserve com relação à alta dos preços.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O susto da inflação americana.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O que esperar da Super Quarta

Este dia foi apelidado de “Super Quarta”, pois, tanto o Banco Central (BC) quanto o Federal Reserve (Fed), o BC americano, vão revelar suas visões

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Sem acordo na Medida Provisória

A Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras (ELET3/ELET6), entra em sua reta final faltando apenas seis dias para que seu prazo de

Read More »
Levante Ideias - Roblox
E eu com isso

Dados operacionais da Roblox

A Roblox (RBLX), plataforma para desenvolvedores de games, anunciou nesta terça-feira (15), dados operacionais referentes ao mês de maio. Na comparação anual, os dados vieram

Read More »
Levante Ideias - Ultrapar
E eu com isso

Ultrapar perto de vender Oxiteno

O grupo tailandês Indorama, uma das grandes empresas do setor químico e petroquímico, parece ter avançado nas negociações com a Ultrapar (UGPA3) para a compra

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel