Levante Ideias - Congresso Nacional

Problemas em escala

O principal vetor de preocupação no governo e, principalmente, no ministério da Economia neste início de ano segue ganhando maiores proporções. Após os servidores da Receita Federal e do Banco Central entregarem seus cargos comissionados, em protesto à ausência de previsão de reajustes salariais em detrimento de outras categorias, mais de 150 auditores fiscais do ministério do Trabalho também largaram postos de chefia ou coordenação neste meio de semana.

Já está marcada uma paralisação geral, organizada pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), para o dia 18 de janeiro e lideranças do grupo ameaçam realizar outras paralisações na semana seguinte, caso não haja resposta do governo.

Em seguida, os protestos escalariam para uma greve geral – em fevereiro – colocando em risco o funcionamento da administração pública federal e minando a atividade econômica.

Por parte do Planalto e da Esplanada, ainda são bastante incipientes as tentativas de negociação com o funcionalismo público, uma vez que Brasília ainda está esvaziada por conta do recesso de fim de ano. No entanto, a equipe econômica já tem concentrado esforços, desde o fim do ano passado, para evitar maiores gastos com pessoal pelo menos neste ano.

O Orçamento de 2022 prevê R$ 1,7 bilhão para reajustes salariais de categorias da administração pública federal, mas não tem destinação específica. A princípio, o desejo do presidente Bolsonaro era de contemplar suas bases eleitorais mais próximas – carreiras policiais ligadas ao ministério da Justiça, à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Federal. Desta intenção, surgiram os protestos de outras categorias.

E Eu Com Isso?

O imbróglio do reajuste salarial vai ganhando contornos dramáticos à medida que a adesão aos protestos, entre outros tipos de pressão sobre o governo, tem aumentado.

Na atual conjuntura política, esse parece ser o maior fator de risco de curto prazo para os mercados e, infelizmente, historicamente as quedas de braço entre governo e funcionalismo têm apontado vitória das entidades de classe.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Polêmica com desoneração.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.