Levante Ideias - Celulose

Preço da celulose aumenta no mercado chinês

Segundo informações de mercado, as companhias brasileiras e chilenas produtoras de celulose irão reajustar os preços da celulose de fibra curta em 20 dólares por tonelada (aproximadamente 4,5 por cento) para o mercado chinês nas próximas semanas. É o primeiro reajuste após mais de um ano. Ainda sobre este ponto, acredita-se que os demais produtores da América do Sul acompanhem este movimento e testem cotações mais elevadas.

A celulose está cotada próximo ao patamar dos 450 dólares por tonelada, bem abaixo da sua média histórica e em um nível considerado insustentável, pois neste patamar o investimento em várias unidades no mundo entrega retornos extremamente baixos para os sócios.

A notícia é positiva para Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Irani (RANI3), companhias brasileiras do setor com capital aberto na B3, pois a cotação da commodity é um dos principais catalisadores das ações destas companhias juntamente com as oscilações do câmbio. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações SUZB3, KLBN11 e RANI3 no curto prazo.

As companhias brasileiras seguem gerando caixa mesmo com o preço da celulose abaixo dos 500 dólares por tonelada, enquanto o nível mínimo estimado para que uma unidade entregue algum retorno econômico satisfatório é na faixa dos 600 dólares por tonelada.

A celulose brasileira é a mais competitiva do mundo, pois o custo caixa de produção é dos mais baixos do mundo. Assim, a indústria brasileira de celulose possui vantagem competitiva de custos e um caráter de muita resiliência.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.