Real brasileiro

PIB acima do esperado

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2021 mostrou a resiliência da economia brasileira. Na manhã desta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma alta de alta de 1,2% no PIB em relação ao quarto trimestre de 2020.

O crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2020 foi de 1% e, nos quatro trimestres até março, o PIB caiu 3,8% em comparação com os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,048 trilhões. Segundo o IBGE, o resultado positivo do trimestre foi composto por crescimento nas atividades da agropecuária, que teve alta de 5,7%. Da indústria, que cresceu 0,7%. E dos serviços, que cresceram 0,4%.

Como analisar esses números?

O resultado veio acima das expectativas dos investidores, que eram de uma alta de 0,7%. E o PIB mostra que a economia brasileira está se adaptando aos desafios impostos pela pandemia.

O número positivo veio de uma performance forte do agronegócio e dos investimentos, em sua maioria para recomposição de estoque que estavam em patamares muito baixos.

A arrecadação de impostos veio acima do esperado, pois o pagamento de tributos que havia sido diferido em 2020 foi realizado neste ano, melhorando o resultado do setor público.

O resultado do PIB deve acelerar o processo de revisão para cima das perspectivas para a economia em 2021. Essa revisão já vinha sendo notada em alguns indicadores do Banco Central.

Na edição mais recente do Boletim Focus, divulgada na segunda-feira (31), a projeção para o PIB neste ano subiu para 3,96%, ante 3,52% na semana anterior e 3,14% quatro semanas antes.

Internacional

As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em altas na terça, quando foi divulgado o índice PMI (Índice do Gerente de Compras) Caixin/Markit de manufatura da China, que marcou 52 pontos, acima da expectativa de uma leitura de 51,9 pontos.

O índice de abril havia sido de 51,9 pontos. O PMI oficial relativo a maio, divulgado na segunda, marcou 51 pontos, levemente abaixo dos 51,1 pontos. Qualquer valor acima de 50 pontos indica expansão; abaixo, retração.

Depois de fechar maio com a segunda alta mensal consecutiva, o petróleo acelera antes da reunião mensal da Opep+, que reúne os maiores produtores da commodity e a Rússia.

Os contratos futuros do Brent para agosto sobem 2% e voltam ao patamar de US$ 70 por barril.

E Eu Com Isso?

A sessão da terça-feira começa com os mercados em alta. Os contratos futuros do Ibovespa e os do índice americano S&P 500 avançam no início dos negócios, turbinados pelos bons resultados da economia, tanto no Brasil quanto internacionais. As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Recalculando o PIB.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.